Mensagem a Joilma

Olá, Moça!

"Apenas a vitória consegue anular a solidão máxima da disputa. O campeão granjeia a fama e a glória. O triunfo altera quem o obtém. Permite o reconhecimento, uma identificação e, assim, um "lugar" para ser. O brilho esplendoroso da vitória amplia. Potencia a vida. Ao vencer-se é-se maior do que se era. É-se falado. Transcende-se o espaço que se ocupa e o tempo durante o qual se existe. Expande-se e propaga-se. Mas a derrota é uma desgraça. Uma calamidade. Quem perde não apenas é esquecido como também não quer ser lembrado. A derrota extirpa a simples hipótese de ainda ser possível. Deixa o perdedor entregue a si. Desamparado. Sem ilusões. Não pode senão sobreviver-se. Infame." (CAEIRO, António C..Píndaro (odes Píticas), Prime Books, Lisboa, 2006, p.13)

..............................................................................

Durante a campanha do BBB, Li Píndaros, odes Píticas e nunca concordei, totalmente, com o pensamento da filosofia do autor. Agora – após o resultado da escolha dos participantes do “Île de la Tentation” tupiniquim - mais do que nunca, jamais concordarei.

Ao longo do tempo, ao procurar entender razões de conquista, aprendi que todos nascemos vencedor: temos o troféu da vida – apesar de todas as “roubadas” em que nos metemos. Este – o troféu da vida – não tem votação contra que nos tire quando passamos a entender a razão da nossa existência.

Guardo mágoas (sem ser ranzinza) de reles conquistas. Sei que são necessárias – e não faço apologia ao vazio do dia seguinte; ele se faz necessário para o entendimento de nossas vidas – muitas vezes, tão mal vividas... Jamais “Infame”!

Contrariando toda a filosofia Antonio Caeiro, teu sorriso melhorou! O autor não a assistiu; não viu teu semblante em busca de um sonho... Vou guardar, de lembrança, tua força de vontade; tua quebra de tabus em plena Avenida Frei Serafim. Assisti tua performance, de longe - no meu cantinho de discernimento tardio –, e vi, não apenas a tentação de um deus priápico sob o nosso calor humano, mas todo o ensinamento de que a vida (literalmente) é Bela.

Dentre todos os meus conceitos ultrapassados, ensinaste-me que: “...beleza e sonhos serão sempre essenciais à vida!”

“Espere o inesperado ou você nunca o encontrará”, afinal: “Deus sabe o que faz....!”

Um forte abraço e até mais ler!

Kal Angelus
Enviado por Kal Angelus em 04/01/2008
Reeditado em 04/01/2008
Código do texto: T802561