É assim que a verdadeira mudança começa

Você não precisa ser negro para se opor ao apartheid. Assim como você não precisar ser pobre, ter passado fome ou sofrer o que os Yanomamis sofreram e sofrem para se opor a tudo isso.

O que você nunca pode pensar ou dizer é: “eu sei como você se sente”. Não. Você nunca vai saber como alguém se sente sobre algo, por que você não é a outra pessoa. As pessoas têm o péssimo hábito de diante de alguma dor ou dificuldade, comparar situações e isso é muito errado. Cada indivíduo carrega dentro de si um universo infinito, pessoal e particular de sentimentos, vivências e experiências.

Ao invés disso, pense e diga: “eu não quero que você se sinta assim ou que passe por isso novamente” – e lute por isso. Lute do seu jeito. Podem ser pequenos gestos ou atos, mas faça algo. Faça tudo aquilo que estiver ao seu alcance fazer.

Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Isso fica muito bonito no discurso, mas caso você nunca tenha vivenciado algo minimamente parecido ao o que o outro passou, você nunca poderá se colocar no lugar do outro, mas sim desejar e trabalhar para que ele não permaneça lá.

É assim que a verdadeira mudança começa... de dentro para fora. O resto, é consequência.

Denis, O Dreamaker.

04/02/2023-11:47

Confiram outros textos inéditos de minha autoria nos meus blogs:

Zona Literária (https://minhazonaliteraria.blogspot.com)

Terra dos Sonhos (https://sonhosdesperto.blogspot.com)

Caso gostem dos conteúdos, comentem e interajam!!!