Citações sobre o tempo.

“O tempo é o senhor da razão”.

“O tempo transforma tudo”.

“De tempo ao tempo”.

São comuns estas frases, e todas corretas, o tempo coloca tudo nos devidos lugares. Quando perdemos um amor, o tempo se encarrega de amenizar o sofrimento, nos acostumamos com a perda e seguimos em frente. Quando alguma mudança repentina acontece em nossas vidas, o tempo diz o que devemos fazer. O tempo está acima de tudo. Quando na idade média a peste negra arrasou a Europa e matou metade da população, o próprio tempo exterminou a peste negra, e as pessoas que ficaram vivas, com o tempo, foram se casando e continuaram suas vidas. Ou seja, o tempo venceu até a peste negra.

Na mitologia o comportamento de Cronos, o deus do Tempo, tem uma interpretação interessante. O ato de engolir seus filhos seria correspondente à ação do tempo, que devora tudo em seu caminho para o futuro. Zeus soberano dos deuses queria derrotar Cronos, mas como ele poderia destronar o deus do tempo? Sem saber perguntou para uma ninfa (sempre uma mulher) e ela disse que ele jamais conseguiria vencer o tempo, o que ele deveria fazer era controla-lo, assim Zeus aprisionou Cronos no tártaro e passou a ter o governo sobre o tempo. Esta é a única maneira que na qual podemos utilizá-lo a nosso favor: administra-lo, não derrota-lo.

FIM

DONI SILVA
Enviado por DONI SILVA em 14/02/2008
Reeditado em 19/08/2010
Código do texto: T859671
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.