DIZER POESIA DO BAIRRO PEIXOTO – Uma noite encantada!

 

Colegas,

 

Gostaria de dividir com vocês, os belíssimos saraus poéticos que nós cariocas vivemos no Bairro Peixoto de Copacabana, nas noites do “Dizer Poesia – uma noite encantada!”.

 

Já há alguns anos existe um movimento poético no Rio de Janeiro em alguns pontos da cidade maravilhosa.  De uns tempos para cá porém, esses encontros entre poetas e simpatizantes da poesia, têm aumentado muito e o Rio de Janeiro, a despeito da onda de violência pela qual atravessa, vive, paralelamente, um movimento de “Paz e Amor” fraterno e poético.

 

São pessoas de várias idades e situações sociais que parecem querer resgatar o romantismo, a cultura literária, o valor humano e o encanto que só a poesia, como uma arte, é capaz de provocar entre os pares.

 

Dentre esses saraus, existe um muito especial no Bairro Peixoto (micro bairro de Copacabana) que tem unido uma verdadeira legião de poetas. Esses saraus acontecem a cada 15 dias num simpático e aconchegante Café Literário, dentro do Bairro, e teve início há cerca de um ano.

 

Sua grande incentivadora foi a psicanalista e física carioca, Beatriz Breves, que em 1986 criou a "Ciencia do Sentir" e em 2005 fundou o Centro de Pesquisa e Estudo da Ciência do Sentir .  Através da física quântica, da psicanálise, da biologia e das artes, Beatriz vem estudando o "sentir" como sendo “uma experiência do complexo vibratório macromicro humano. Ou seja, a experiência vibratória do ser humano enquanto um complexo vibratório uno, inteiro e indivisível que é, pertence e habita o cosmos.” (sic)

 

"O CPECS em sua concepção de ação institucional propõe-se a um espaço de troca de saberes, que culmine em um movimento de ação política através da convivência das diferenças, da supremacia da ética e da paz, da soberania do amor e da evolução da vida".

(sic)

 


O “Dizer Poesia” se originou num dos núcleos de estudos dessa instituição, chamado Núcleo de Expressão Artística onde se criou o Departamento de Contos e Poesias, coordenado pela psicanalista Sonia Viana: 

 

“Sabemos que a arte é uma das saídas que o ser humano criou para lidar com seu desamparo constitucional e as insatisfações impostas pela civilização. A arte possibilita ao homem uma ilusão de liberdade para inventar uma outra realidade marcada pela originalidade e por um estilo próprio de existência através do qual ele expressa a singularidade de seu desejo.

 

Quando falamos em arte, falamos em processo criativo. A criatividade é uma potencialidade humana que se manifesta na experiência do viver através da capacidade de sentir. É uma característica que torna a pessoa humana impulso criativo é inerente aos indivíduos. “ (sic)

 

É no site oficial do CEPCS que existe uma página para os poetas  membros do Dizer Poesia e também para os “poetas amigos” e visitantes. Lá, já chegaram poesias de alguns recantistas  como Fernando Reis Costa (Portugal),  Rogério Silvério de Farias (Santa Catarina), Antonio Eugênio Pereira (Portugal), Fernando Brandi (São Paulo).

 

Eu mesma já levei algumas poesias de alguns de vocês (claro, citando o nome de cada autor), caros colegas, e li-as para o deleite de todos.

 

Convido-os a visitarem a nossa página e comentarem

http://www.contosepoesias.cpecs.org  

 

Ontem a noite eu vivi, intensamente mais uma “Noite Encantada” e dentre minhas poesias, li a de dois colegas do Recanto: Fernando Reis Costa e Rogério Silvério de Farias.

 

E vive la poésie!....