PENSANDO NA FAMÍLIA.

Portanto, deixará o varão

pai e mãe, e apegar-se-á à sua mulher,

e serão ambos uma só carne.

Bíblia

Ao longo de sua história, que instituição tem sido mais achincalhada, mais atacada senão a família? Os bombardeios partem de todos os lados, abrenúncio! Tenta-se desmoralizá-la como se a mesma não passasse de algo antiquado, uma mera construção social. Alto lá, senhores, alto lá!!!

Tenho plena consciência de sua gênese, isto é, o coração inefável de Deus. Antiga? É verdade, só isto seria o suficiente para pensarmos na sua validade. Amigo, no Senhor, não há família que se cauterize, que não se renove dia-a-dia. Até o solitário, diz o salmista, há de se aconchegar numa.

Hoje em dia, infelizmente, espalha-se mundo afora uma espécie de quadradura do círculo onde eferverscem ilusões, frustrações, recalques, desilusões, gerando nefastas conseqüências (haja idioletos a serviço de encapotamentos e de sofismas justificadores). Família é Família.

Os auto-enganos se proliferam em virtude dos equívocos na origem. Afinal, quem há de duvidar serem muito poucos os casais que, nas suas formações, tragam, de fato, um horizonte de construção familiar? As escolhas, por acaso, sempre com as devidas exceções, não ocorrem na base de pura atração sexual, de sacanagem consentida? O resultado? Falta de sentido (no aspecto psicanalítico), enfado e por aí vai. Não é preciso ser gênio, não se faz necessário muito esforço analítico para atestarmos o que afirmo, dê uma olhada nas estatísticas de divórcios.

A construção de uma família é a materialização mais profunda da vontade de Deus para todos nós. Portanto, numa paráfrase bíblica, concluo: como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a sociedade que se aparta da idéia de família.