FECHAR-SE EM COPAS - amor e egoismo

FECHAR-SE EM COPAS

Estive pelo interior e ocasionalmente observei que quase todas frondosas árvores de compactas copas, não geram frutos. Conversando com um idoso agricultor, ele me explicou estribado em sua experiência, o fenômeno.

- As árvores frondosas suas copas se fecham e geram sombras sobre seus raios; suas raízes são de formação horizontal superficial, não permitindo que as menores, como os arbustos, penetrem nas áreas de suas raízes que adubariam o solo dos nutrientes necessários a uma boa floração frutífera. Elas também atraem para si além de raios, com copas densas são mais abatidas pelos fortes ventos das tempestades. É perigoso, portanto, se abrigar da chuva sob elas.

- Realmente, as copas fechadas impedem a penetração dos raios solares provocadores da fotossíntese para a formação de carboidratos.

- Lembrei-me na ocasião que a voz do povo é a voz de Deus e aquele experiente e observador senhor estava me explicando indiretamente, um dos ditados populares: “Fechar-se em copa”, significando ausência de comunicação.

Tal conceito pode muito bem ser aplicado aos tipos humanos de temperamentos egoístas e irascíveis. Conquanto altamente inteligentes e capacitados, ao “fechar-se em copa” deixam de ser amados em suas vidas e no ambiente de trabalho, exaltados em suas profissões, por inibirem com suas “sombras” egoístas os que os cercam e que poderiam muito bem favorecê-los para uma vida feliz e proveitosa do bem geral.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 16/03/2008
Reeditado em 27/03/2008
Código do texto: T903084