AO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS - PMGO (EXCELENTÍSSIMO SR. CEL PM EDSON COSTA ARAÚJO)

Ao

Exmo Sr

CEL PM EDSON COSTA ARAÚJO – QOPM

DD. Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás – PMGO

Do 2º Ten PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA – QOPM

Da Polícia Militar de Goiás – PMGO

Assunto: Documentação (Encaminha)

Senhor Comandante,

Apraz-me cumprimentar Vossa Excelência pelo sucesso brilhante e crescente da sua administração frente ao Comando Geral da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO.

Meu Comandante,

Ingressei-me na Polícia Militar de Goiás - PMGO, como voluntário da Pátria; na época não existia “Concurso Público” para incorporar na Gloriosa Corporação Policial de Goiás; inclusive para o quadro de QOPM, mormente “Soldado Raso”, não exigia grau de escolaridade. Incorporavam-se homens oriundos do mundo civil, alfabetizados, semi-alfabetizados e analfabetos (zero); exemplificando: Quando ingressei na Corporação Policial Militar, eu era do mundo civil, semi-analfabeto. Com o passar do tempo, consegui alcançar o nível de alfabetizados.

Meu caro Comandante,

Eu fui “Soldado PM Raso”, Cabo-PM, 3º Sargento-PM, 2º Sargento-PM, 1º Sargento-PM, Sub-Tenente PM e após passar para a Reserva Remunerada, depois de completar 32 anos, 11 meses e 01 dia de relevantes serviços prestados à Polícia Militar de Goiás – PMGO, à sociedade de classe e ao povo, por força de lei, graças ao saudoso e inesquecível Cel PM Luís Carlos Valadares Veras, Ex-Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás – PMGO; galguei ainda o posto de 2º Tenente PM R/R, Oficial sem espada, ou seja, que não abateu “espada de Salomão” e não prestou juramento, mais conhecido na gíria militar como “Tenente PM Bengala”; promoção por bravura e merecimento, cuja patente muito me orgulha. Não sou um Oficial de Direito, mas um Oficial de fato. Dentre todas as promoções, a de que mais me orgulho é a promoção de Cabo-PM, ocorrida no dia 24 de outubro de 1967, formatura realizada no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira; foi uma das festividades mais lindas, realizada pela Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO, de todos os tempos. (Observação Especial: Todas as minhas promoções foram por bravura e merecimento).

Meu digníssimo Comandante,

Não tive a honra de abater a espada de “Salomão” como os senhores oficiais, concursados; nem sequer receber a “Medalha Tiradentes” conforme está disposto em regulamento; apesar de apresentar todos os requisitos, foi-me negada a mencionada “comenda”; enquanto inúmeros Policiais Militares e Autoridades do mundo civil; inclusive dentre os condecorados, muitos deles com desvio de conduta, que dispensa comentários; ou seja, elementos indignos de receber tal “comenda” por falta de uma investigação minuciosa, via comissão de promoções e do Serviço de Inteligência – PM.2 da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás- PMGO.

Meu Ilustríssimo Comandante,

Servi na Polícia Militar de Goiás – PMGO, ao passar para a Reserva Remunerada, após haver prestado 32 anos, 11 meses e 01 dia de relevantes serviços, conforme supracitado, no “excepcional comportamento”, sem nenhuma punição; sequer repreensão. Neste período recebi inúmeros elogios individuais e coletivos. Recebi a Medalha de Vicênio, ou seja, de 20 anos de serviço e com muito orgulho, a maior condecoração de todos os tempos, o título de “Soldado Padrão”, Cat. “A” – 2º BPM, ”Batalhão de Polícia Militar e de Caçadores” Gama Cerqueira da Polícia Militar de Goiás-PMGO, título este,que recebi por “bravura e merecimento”, ou seja, “por mérito”. Até a presente data só existe um “Soldado Padrão – Cat. A – 2º BPM na Polícia Militar de Goiás – PMGO”.

Meu Caríssimo Cel PM Comandante,

Para ser mais claro, todas as minhas promoções, desde “Soldado Padrão”, até o posto de 2º Tenente PM R/R (Tenente PM Bengala), foi me concedida por “bravura e merecimento” e mais, meu bom comandante, doei para a Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás, o meu querido e amado filho (meu sangue), “pedaço de mim”, o 1º Sargento PM Reginaldo Alves de Moraes Sousa – QPPM, lotado na GRH-1 (Gerência de Recursos Humanos da DAAF – Diretoria Administrativa e Apoio Financeiro do QAG – Quartel da Ajudância Geral da Polícia Militar de Goiás – PMGO), mais conhecido por Sargento PM Sousa e/ou Sargento PM Sousinha, Ziquinho e Milioitinho da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO.

Meu amicíssimo Comandante,

Observação Especial: Sou um dos grandes observadores dos feitos da Polícia Militar de Goiás – PMGO, desde quando ingressei na Polícia Militar de Goiás – PMGO, até a presente data,16.04.2008. Cito, por exemplo, os maiores “baluartes” da PMGO:

Comandante de Honra “Capitão-Mor de Goyaz” BARTOLOMEU BUENO DA SILVA, “O ANHANGUERA”, também conhecido por “O Caçador de Esmeraldas”.

Observação Especial: Os Comandantes que realmente mais se destacaram, devido aos seus feitos e que ainda se destacam na Polícia Militar de Goiás-PMGO, são os seguintes:

Cap PM JOÃO FLEURY ALVES DE AMORIM (1º Comandante da PMGO); (Nesta época não existia o termo “Comandante Geral”, apenas de “Comandante”.

Ten Cel PM ARNALDO DE MORAES SARMENTO 1º Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás – PMGO; foi um dos extraordinários Comandantes;

Cel-Ex JOSÉ JOEL MARCOS, foi um excelente Comandante Geral da PMGO;

Cel-Ex NELSON IVAN PIENTZENAUER PACHECO, exímio Comandante;

Cel PM ÁLVARO ALVES JÚNIOR – excepcional Comandante;

Cel PM LUIZ CARLOS VALADARES VERAS – magnífico Comandante;

Cel PM EDSON COSTA ARAÚJO – Atual Comandante Geral da gloriosa, honrosa e centenária Polícia Militar de Goiás - PMGO; Extraordinário, magnífico, excelente e excepcional. Posso afirmar com segurança até a presente data 16.04.2008, o atual Comandante Geral da PMGO é o melhor Comandante de todos os tempos; bate o Record entre os demais que ocuparam este cargo; por excelência, o exímio Policial Militar, disciplinado e disciplinador, versátil, justiceiro, inteligente, honesto, de larga decência, o único que mantêm suas juras de fidelidade à PMGO, sem desmerecer os demais Oficiais superiores, respeitado e respeitador pelos seus colegas de pares e subalternos; amigo dos praças, respeitoso com as autoridades constituídas e com o povo goiano e firme com os infratores da Lei; não mantendo a estes últimos, privilégios ou exceções. É o Comandante Geral mais digno e honrado, desde a existência da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás. É o espelho da Corporação Policial Militar, exemplo a ser seguido pelos futuros Comandantes Gerais, quando deixar o Comando da Polícia Militar de Goiás – PMGO. Vai deixar marcos e marcas afincadas no seio da Corporação; pois no meu entendimento, a Polícia Militar de Goiás – PMGO nunca teve um Comandante Geral na sua história, à nível do Excelentíssimo Sr. Cel PM Edson Costa Araújo. Todas essas referências são poucas, devido ao seu alto valor e mais, é um Irmão de Farda do mais alto gabarito e Irmão Fraterno de toda a humanidade. Parabéns Sr Coronel PM EDSON COSTA ARAÚJO, que Deus te abençoe e ilumine sua ilustríssima família; extensivas solidariedades a todos os seus comandados e suas ilustríssimas famílias.

Destarte: Estou rogando ao Grande Criador e Arquiteto do Universo (DEUS) que ilumine o comando de Vossa Excelência; seus comandados e suas Ilustríssimas famílias; extensivas solidariedades a todos que lhe são caros e a toda a humanidade.

Anexo: Documentos para o conhecimento de Vossa Excelência.

Na certeza de contar com o apoio, compreensão e benevolência do meu Ilustríssimo e Respeitável Comandante Geral da Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO e do meu preclaro amigo; aproveito a feliz oportunidade para externar os meus protestos de apreço, de elevada estima e diferenciada consideração; desejando que a Vossa Excelência e sua Ilustríssima família e seus comandados, tenham tido uma Feliz Páscoa; inclusive a todos que lhe são caros, neste “Ano Santo” (bissexto) que seja repleto de felicidades a toda a humanidade.

Fraternalmente,

Goiânia-GO, 16 de abril de 2008

JOÃO ALVES DE SOUSA – 2º Ten PM R/R – QOPM

Soldado Padrão – Cat. “A” “2º BPM” da

Gloriosa, Honrosa e Centenária

Polícia Militar de Goiás - PMGO

“O MILIOITO”

“A ESMAGADORA E TRIUNFANTE REVOLUÇÃO DE 31 DE MARÇO DE 1964 CONSOLIDOU A DEMOCRACIA NO BRASIL”

MILIOITO PMGO
Enviado por MILIOITO PMGO em 16/04/2008
Código do texto: T947807
Classificação de conteúdo: seguro