ENTRE O BEM E O MAL

O bem e o mal estão em toda parte. Ainda bem, ou menos mal. Esse conflito é necessário. Equilibra a ordem natural das coisas e nos humaniza. Bem e mal são forças contrárias, mas um depende do outro. Negar-se a encarar um dos dois seria justificar a existência do nada ou a inesistência de tudo.

Muitas pessoas pensam que tudo está sempre bem. Fazem de várias formas as mesmas coisas. Os prazeres são cotidianos. Riem das mesmas coisas engraçadas. Acham graça em tudo o que acontece no mundinho que é seu e dos seus. Seus amigos são sempre os mesmos ou da mesma espécie vulgar. São pessoas engraçads e boas com suas boas vidas. Se o mal existe não lhes importa. Até que seu próprio mundo desabe, o mal só atinge os outros em outros mundos.

Os pessimistas vêem o mal em todos os cantos. A desgraça lhes espreita em cada esquina. Eles nunca têm o que necessitam ou merecem. Nada do que é seu lhes agrada. O azar lhes persegue. Eles merecem a sorte que os os outros têm sem merecer. As oportunidades nunca procuram os pessimistas, até que eles acordem e procurem as oportunidades que esperam por eles.

A maior parte dos calhordas que povoaram e os que ainda povoam o planeta cometeram ou cometem crimes e canalhices alegando boas intenções. Essas pessoas não assumem a existência do mal em suas atitudes e pensamentos. São inocentes, ou vítimas das circunstâncias. Vítimas, também, são os patifes que assumem o erro de suas atitudes, e alegam se defenderem de uma sociedade corrompida, como se o bem não existisse.

O bem e o mal estão em toda parte. Para que se mantenha o equilíbrio, cada pessoa deve escolher seu lado da balança. Nimguém é totalmente bom ou mal. As pessoas não são iguais. No entanto, se observarmos as notícias que nos chegam pela imprensa no dia-a-dia, perceberemos que o mal tem se mostrado com maior frequência.

É necessário que se faça o bem e que o bem não se esconda. Não falo de santidade ou heroísmo, mas de atitudes reponsáveis de cidadãos que queiram um mundo equilibrado. O mal pode surgir sem ser provocado. O bem tem de ser feito e refeito ou a batalha estará perdeida e o equilibrio desfeito.

Wellington Fernandes
Enviado por Wellington Fernandes em 12/01/2006
Reeditado em 12/01/2006
Código do texto: T97867
Classificação de conteúdo: seguro