- Acreditar torna tudo possível! -

A construção da história se faz com idéias. Idéias aliadas a ações.

A idéia de fazer algo no dia do Psicólogo já tinha surgido, mas nada havia sido feito. Todavia, no início do segundo semestre de 2010, a Coordenação do curso de Psicologia convidou a todos os acadêmicos a fazer algo nesse sentido. Seria o momento propício para que as turmas de Psicologia interagissem, se conhecessem melhor, pudessem passar juntos alguns momentos, já que nos vemos apenas nos corredores, e acabamos não tendo nenhum contato maior.

Professores e acadêmicos, impelidos pela proposta da Coordenação, se prontificaram. E logo veio o segundo movimento: a ação. Mas nem de longe tínhamos idéia de que a proposta inicial cresceria. A cada nova reunião da comissão organizadora novas idéias surgiam e as ações começaram a fazer valer essas idéias.

Não é fácil implantar um idéia, algo que ainda não havia sido feito... Não é fácil ir contra nossa própria zona de conforto, sair da inércia, nos movimentar. Porém, como nós, direção - coordenação, professores e alunos, juntos - acreditamos na idéia de que poderíamos construir nossa própria história na faculdade, e conseqüentemente, marcar nossa identidade no espaço acadêmico, é que, conseguimos realizar o “I Seminário de Psicologia: A Interdisciplinaridade em Foco”.

Um Luau deu o start ao nosso evento. Parece ser meio contraditório começar um evento com uma comemoração, entretanto, pensamos que seria bom sair do lugar comum, sem contar que nossas atividades seriam iniciadas num dia muito importante pra todos nós. E, assim, no dia 27/08 - Dia do Psicólogo - realizamos o “Psico Luau” com a presença da direção, coordenação e comunidade acadêmica da FAPAN, que, acreditou ser possível dar início ao primeiro (de muitos que posteriormente virão) Seminário de Psicologia.

As palestras que se seguiram, nos dias 30 e 31/08 foram muito especiais. No primeiro dia discutiu-se a Educação Especial. Com muita descontração e comprometimento os palestrantes marcaram o início de uma nova história na nossa faculdade.

No segundo dia de palestra, que versou sobre a Construção da Sexualidade, o clima de descontração envolveu novamente todos os presentes. As palestras contaram com a participação de profissionais de diferentes seguimentos, o que trouxe o olhar interdisciplinar, algo tão importante nos dias de hoje.

Por tudo isso volto a frisar : Acreditar torna tudo possível.

Gostaria, como membro da comissão organizadora, de agradecer a todos os que acreditaram em nós, que fizeram possível a realização deste evento.

Ao Professor Mestre Elvys Ferreira, diretor da FAPAN, pela paciência em ter nos ouvido e nos ajudado para que este sonho fosse concretizado.

Sou imensamente grata à Professora Mestre Aline Caxito que faz da Coordenação do curso de Psicologia da FAPAN uma instância que dá voz ao acadêmico, que acredita no potencial deste como indivíduo capaz de modificar conceitos e construir novos parâmetros.

Aos palestrantes que aceitaram o convite por acreditar na nossa ciência: a Psicologia.

Aos professores e acadêmicos que fizeram parte da comissão organizadora. E dizer que foi uma honra fazer parte dessa história com vocês. Vocês fazem a diferença.

À todos os acadêmicos, tanto os do curso de Psicologia quanto de outros cursos, que se inscreveram, obrigada por nos terem acreditado em nossa proposta. Sem a presença de vocês, este evento não aconteceria.

Tenho plena certeza de que, este Seminário, mesmo com os erros e deslizes que cometemos em alguns momentos, servirá de inspiração para os próximos.

Meu muito obrigada a todos!

Milena Campello

Líder de turma do 2º Período de Psicologia da Faculdade do Pantanal

Membro da Comissão Organizadora do “I Seminário de Psicologia: A Interdisciplinaridade em Foco”.

Milena Campello
Enviado por Milena Campello em 02/09/2010
Reeditado em 06/09/2010
Código do texto: T2474002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.