MENSAGEM – Agradecimentos...

MENSAGEM –AGRADECIMENTOS – ESCRITA EM 22.11.2010

            Hoje, exatamente agora, está fazendo um ano da minha investidura aqui no Recanto das Letras. Até parece que foi ontem...

            Lembro-me, perfeitamente, como fora difícil a caminhada até aqui. Claudicante, sem cacoete de escritor, muito menos de poeta, fui passeando devagar, tropeços aqui e acolá; cheguei a querer desistir, mas perseverei, submeti-me a praticar o espírito da humildade que aflora em mim, embora algumas vezes tenha usado de réplica para tentar defender o meu lado.

            Alguns senões e divergências foram resolvidos no calor do dia a dia e na vontade de agradar, todavia sem aquela de querer vencer de qualquer maneira, porquanto isso seria uma violência contra meus próprios sentimentos e a educação que tive de minha família. Diferentemente do que muita gente boa pratica e prega o ataque não é a melhor defesa. Quem sabe o silêncio...

            Os temas políticos foram, na verdade, aqueles que mais geraram discordâncias, notadamente porque em ano de eleição cada brasileiro tem o seu candidato, a sua admiração, seu apreço. Que seja bom ou ruim não se pode criticar, pois a vontade do povo é que predomina numa democracia montada sob três poderes, pois é muito melhor um “fanhoso do que um sem nariz”, como dizia minha nobre mãe tempos atrás.

No frigir dos ovos cabe saber perder com galhardia, respeitar a vontade das urnas, deixando de lado as criticas sobre como se adquiriu a maioria. Quem não sabe lutar com as mesmas armas não atingiu ainda a maioridade política, e pelo visto nunca chegará até ela, por absoluta falta de tempo, pois a vida passa muito rapidamente.

Vamos torcer para que tudo venha a dar certo, porque está em jogo a felicidade da família brasileira. Claro, evidente, que cada eleitor terá de fazer sua fiscalização, acompanhar as decisões governamentais, repensar nos candidatos que elegeu e quem sabe reformular seus conceitos a respeito do bem e do mal.

Reconhecer a derrota é uma atitude corajosa dos que não alcançaram a glória, entretanto isso não significa, de maneira alguma, desistência dos desejos, anseios e até dos sonhos de um Brasil mais forte materialmente, pujante e mais solidário com os nacionais que vivem à margem do processo de crescimento, na miséria mesmo, à falta de condições impostas pela Constituição: Saúde, segurança e educação, tripé básico de qualquer civilização.

A distribuição de renda se faz urgente e necessária, todavia montada em um programa sólido e sem favorecimentos, que possa abranger os principais setores de nossa economia, como agricultura, comércio e indústria, através da instalação de unidades produtivas em todos os recantos brasileiros. Priorizando-se os investimentos voltados à criação de empregos diretos e indiretos, em sintonia com os elementares princípios de que a educação, a saúde e a segurança são direitos do cidadão e dever do Estado, com certeza ter-se-ia uma nação melhor.

De nada adianta ficar criticando, antes do tempo, a candidata eleita, cuja campanha foi de uma estratégia sem precedentes, investindo com muita força no Estado de São Paulo, reduto que era do PSDB e do DEM, porém agora fora ameaçado, e quem sabe não farão sequer o prefeito da capital. Quanto ao norte e nordeste, claro que a postura governamental no que tange à assistência aos miseráveis, dava ampla vitória aos apelos do presidente em exercício, que fora o principal protagonista dessa última eleição sob seu comando.

Com quase cem por cento de certeza, creio que o nosso presidente Lula será candidato em 2014, reiniciando um ciclo que teve origem nas eleições de 2002, quando derrotara pela primeira vez o candidato tucano, que se mostrou ruim de estratégia capaz de reverter à situação que se afigurava nas duas regiões mais pobres do pais. Limitou-se a fazer promessas até mesmo de um novo banco (o do povo), quando a população já está cansada desses exploradores do sangue dos brasileiros. Além do mais, a tudo que prometia vinha com aquela de que já o fizera quando prefeito ou governador de São Paulo. Mas doutor, o senhor está falando para nordestinos analfabetos, doentes, famintos e necessitados de um modo geral...ora vá plantar batatas...Perdeu uma boa oportunidade de se firmar no Centro-sul, aonde, por tradição seriam favas contadas.

Com absoluta frieza e desarmado, quero acreditar que ninguém poderia garantir que o doutor José Serra cumprisse todos os juramentos produzidos na campanha, até mesmo porque política é a arte de enrolar, eles “prometem como sem falta e faltam como sem dúvida”!

Mas voltando ao fio da meada, muito gostaria de agradecer aos meus leitores, assinantes ou não, comentaristas também, pela honra que me deram ao longo desses 365 dias que se passaram. Peço desculpas se, por acaso, isso ou aquilo, me excedi nos comentários, nos textos ou mesmo nas críticas... Sou um homem da paz.

Aos empresários do Recanto das Letras meu muito obrigado por me suportar nas horas de dificuldades no manuseio desta máquina tão esplêndida, que é o computador.

Por oportuno, gostaria de dizer que a tela acima, de minha autoria (sou aprendiz de pintura), será sorteada no final do ano entre todos os que compareceram a minha página, criticando ou elogiando, não importa. Se eu pudesse, mandaria uma pra cada um dos leitores, cujo vencedor será avisado na oportunidade, quando fornecerá o endereço a ser remetida tal prenda, que está em fase de retoques.

 

Tenho dito.

Texto em revisão.

Interações:

 

23/11/2010 12h10min - Raquel Cinderela as Avessas:

Amigo Ansilgus, honra teu eu que tenho a oportunidade de mesmo tão longe compartilhar das tuas crônicas, cordéis, poesias, desabafos em dores e alegrias. Honra tenho eu chegar a casa e mesmo cansada dar risadas altas com as aventuras do finado Mário e de suas peripécias matinais em caminhadas sempre diferenciadas e observadoras. De minha parte sou eu quem te agradece por tudo que vc me ensinou e me ajudou nos meus seis meses de Recanto. Parabéns por esse primeiro ano de muitos que ainda virão aqui no Recanto e obrigada por não ter desistido meu amigo. Um abraço daqui de Batatais dessa cinderela que te respeita demais... Raquel.

Para o texto: MENSAGEM Agradecimentos...  (T2632030)


Giustina, assim falou:

A vida fica bonita

Quando com muito prazer

Cultivamos a escrita

Burilamos nosso ser

Fã fiel do teu espaço

Aqui sempre me encanto

Ao ansilgus meu abraço

Por um ano no recanto.

 

24/11/2010 18h38min - Jacó Filho

Reconhecer e agradecer são atributos de espíritos evoluídos, tenho escrito isto com frequência neste recanto, o que significa que temos uma verdadeira riqueza entre nós, e você faz parte dela, e todos agradecemos por sua presença e generosidade, ao brindar-nos com sua criação literária, um verdadeiro tesouro... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...


24/11/2010 02h05min - Celêdian Assis, amiga, você muito me comove:

Meu doce amigo Ansilgus, o Recanto é como um ninho que nos acolhe, que além de nos ofertar o seu calor e aconchego, nos propicia a oportunidade de exercitarmos nossos dons de criação e que encoraja-nos a sermos criaturas capazes de expressar nossas opiniões, nossas posições diante da vida, nossos sentimentos, devaneios, fantasias. De certa forma, nos confere a faculdade de imprimir beleza à palavra e com ela levarmos a emoção, de a tomarmos e torná-la instrumento de nossa realização. O Recanto o acolheu para nossa sorte e para o nosso deleite e tê-lo tido por um ano, é indubitavelmente, motivo de comemoração. Somos nós os privilegiados por podermos desfrutar da imensa qualidade de seus textos, seja em qual estilo for. Se falarmos de seus artigos, crônicas políticas, temas sociais, temas polêmicos, encontramos com excelência a sua frontalidade, a sua coragem de expor a sua opinião crítica, mas sempre com o devido respeito às posições do outro, preocupação com questão ética de citar as fontes, consciência social e interesse pelo bem de nosso país. Se falarmos de seus textos eróticos, a julgar pelas inúmeras visitas e comentários favoráveis, sabe-se com certeza que agrada aos leitores. O que dizer do cordelista que despontou brilhantemente e como bom pernambucano que é, faz magnificamente o seu papel de perpetuar a justa fama de berço dos grandes cordelistas. Ainda há um grande poeta, que ainda se intimida em reconhecer-se como tal, mas que certamente nós reconhecemos e nos encantamos, quando nos presenteia com a sua prosa poética ou seus poemas, cuja sensibilidade atrai à primeira vista. *continua acima

*Continuação: Portanto meu caríssimo e querido amigo, é um feliz aniversário, é uma marca digna de homenagem, é um momento de júbilo. É especialmente para mim momento de agradecê-lo, por estar presente no Recanto, onde pude conhecê-lo, pelo seu valor inquestionável de escritor, pela sua inestimável amizade. Desejo que seja este o primeiro ano de muitos ainda que eu adoraria desfrutar da sua sabedoria. Meu grande abraço de admiração e de parabéns por este aniversário.


ansilgus
Enviado por ansilgus em 23/11/2010
Reeditado em 25/11/2010
Código do texto: T2632030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.