A nossa satisfação por sermos profissionais da Neo

Estávamos todas no meio daquela multidão, olhávamos para um lado e outro, entre tantos dava para distinguir rostos familiares e, que alegria nos envolviam. Aos poucos a multidão foi se organizando em grupos, definidos por setores.

No Grupo da Neo, particularmente, deu para notar a timidez, o medo, a incerteza estampada em algumas fisionomias. Ali, tinha profissionais atuantes no setor; mas, também havia aqueles que atuavam em setores totalmente diferente da Neonatologia, e, aqueles que não exerciam à profissão. Foi a formação de um grupo bastante heterogêneo! Por isso tanta ansiedade dos novos profissionais da Neo, e a preocupação de fazer daquele grupo uma equipe compromissada,harmônica, responsável, dinâmica,integralizada, equinânime nas práticas da assistência.

Todas foram acolhidas, assistidas conforme seus medos, afinidades, habilidades através de cursos,treinamentos, trocas de experiências,ajuda mútua. O grupo foi se fortalecendo. Cada profissional despertou seus talentos intensificando suas habilidades,descobrindo seu potencial, buscando uma assistência de qualidade baseada no Amor à profissão, ao próximo e respeitando o pilar da humanização na saúde.

A equipe ia aos poucos se solidificando, sedimentando confiança, conhecimentos, atitudes. Diante dessa realidade todos ganharam: a unidade, os profissionais e, principalmente a nossa clientela e seus familiares.

Todos nós somos conscientes da grande responsabilidade que abraçamos ao escolhermos atuar na Neonatologia do HGCC ; sabíamos que não seria fácil, que teríamos dificuldades,obstáculos a vencer, e que para algumas não foi possível e foram para outros setores. Porém, nós, que aqui estamos, cada dia superamos os fantasmas, e percebemos que todo ser humano é capaz de fazer aquilo a que se propõe, desde que se empenhe em fazer com prazer, com amor e de forma perfeita para oferecer bem-estar ao outro.

Agradecemos a Dra. Zuleide que nos deu a grande oportunidade aceitando-nos em sua equipe. Ela acreditou que seríamos capazes de sermos profissionais da Neo.

O nosso enorme agradecimento as enfermeiras diaristas e plantonistas que tiveram que nos aturar com nossas dúvidas, temores. Quantas vezes as procuramos por pequenos detalhes! Mas que para nós era algo de grande importância. E, elas nos explicavam,ensinavam na tentativa de diminuir nossas inseguranças, e isso tornava seus turnos de trabalho mais cansativo pela vigilância, pelos repetidos conselhos. Pedimos desculpas por essa fadiga!

As colegas, auxiliares e técnicas de enfermagem que nos receberam na Neo queremos agradecer de coração pelo companheirismo. Verdade que existiram algumas divergências, porém, os atributos adquiridos dessa convivência superam qualquer transtorno. Também pedimos desculpas por sobrecarregá-las com nossa inexperiência; agradecemos pela paciência e ensinamentos.

Aos demais profissionais que compõem a Neo o nosso agradecimento pelo carinho e contra-tempos,também.

No decorrer desses três anos muito adquirimos para colocar em nossa bagagem profissional e pessoal. Esperamos também ter repassado de certa forma um pouco de enriquecimento para todos vocês.

Agradecemos a Deus por tão valiosas experiência, aos nossos familiares pelo apoio, e a todos, vocês, que antes de nós já faziam parte da Neo do HGCC.

Somos imensamente gratas, felizes por fazermos parte de uma equipe diferenciada. Mas uma vez, sabemos do compromisso assumido para torná-la cada vez melhor.

Mensagem de todas as auxiliares e técnicas de enfermagem que assumiram seus cargos em 2008 na Neonatologia do HGCC - Fort-CE.

02/06/2011