Aos meus alunos

LANÇAMENTO DO LIVRO ESCRITO PELOS ALUNOS DAS TURMAS 171 / 172 /181 / 182, DURANTE AS AULAS DE PORTUGUES COM A PROFESSORA CLAIR.

Para falar um pouquinho deste momento que estamos vivendo aqui, na Escola Ana Maria, fui buscar alguns ensinamentos do grandioso Paulo Freire, que foi um dos maiores incentivadores da leitura e da escrita no âmbito escolar. Atentem para estas palavras de Freire:

Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra

“Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha. Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. Da compreensão e da comunicação.”

Muita resistência eu percebi quando falei na sala de aula que todos teríamos que ler, e ler muito durante o ano, pois seria necessário escrever, portanto, “Quem não lê, não aprende a escrever”, são duas atividades extremamente necessária dentro da escola e em qualquer disciplina. Tanto foi minha insistência, que o resultado chegou, ontem vocês buscaram muitos livros na biblioteca e depois precisavam falar sobre o que haviam lido, me surpreenderam muitas vezes, e olha que estas palavras eu dirijo a todas as minhas turmas, mas hoje vocês estão mostrando um pouco das suas histórias as quais foram escritas por vocês mesmos.

Volto a trazer Paulo Freire:

“Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler, nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos. Nas culturas letradas, sem ler e sem escrever, não se pode estudar, buscar conhecer, apreender a substantividade do objeto, reconhecer criticamente a razão de ser do objeto.”

Então para encerrar quero dizer que estou muito orgulhosa dos meus alunos, sei que para alguns foi uma tarefa árdua, mas não impossível e no decorrer do ano vocês produziram bastante apesar de dizerem que não sabiam fazê-lo, como por exemplo, os álbuns, os diários, os cartazes confeccionados com os mais diferentes temas, tudo isso é cultura é conhecimento. Aproveitem cada momento de suas vidas, leiam seus texto, dos amigos, da profe, tenho certeza que aos poucos tomarão gosto e amanhã quem sabe não nos surpreenderão com outros trabalhos.

Obrigada a todos, e que o ano que está terminando tenha sido muito útil e que lhes traga muita satisfação.

Clair Edelweiss
Enviado por Clair Edelweiss em 14/12/2011
Código do texto: T3388987
Classificação de conteúdo: seguro