Nota do autor:

Um amigo postou no Facebook sua dúvida quanto à gratidão. Logo a seguir temos nossa resposta ao mesmo. Espero que possa ajudar, com isso, mais alguém.
 


Postagem no Facebook de (Nome):

¨Gratidão por estar vivo.
Ainda não entendi essa afirmação.¨

 
 
 
Olá, (Nome).

Que plantão foi esse, meu amigo, que te deixou tão filósofo? Rsss.
Faz bem em questionar o elemento gratidão. Em verdade, faz bem em questionar qualquer elemento, pois quem pensa se aproxima da busca que interessa: a da Verdade.

Sobre a gratidão poderia escrever mais de um livro!

É um sentimento tão raro, tão distante de nós, tão inebriante e aparentemente falso e alheio que nos leva, simplesmente, a abandoná-lo excluindo-o, alguns, completamente das suas vidas. Agem como o doente que repele a injeção com medicamentos por que lhe dói. Não sabem dos efeitos, ignoram o resultado e, assim, continuam doentes por não enxergar o benefício da terapêutica.
Não posso convencê-lo, não o quero e nem preciso fazê-lo, a considerar o uso sistemático da gratidão em sua vida.

Afinal, não se convence um peixe a nadar. Ou ele nada ou ele morre! Rsss.
O homem, enquanto espécie, então, do que precisa ser convencido? Sendo um Ser superior em sentimentos e pensamentos aos seus irmãos do planeta, é esse também o mais complicado deles, pois possui o poder da escolha, conforme aludiu, ou melhor: o livre-arbítrio.

Simplesmente, passe a observar o uso ou não uso da Gratidão no Cosmos e veja o que acontece. Seu desafio será como o do peixe: ou nada ou morre! E existem muitos tipos de morte e não é apenas da morte física que lhe falo. Quanta gente há que já está morto em vida, não é mesmo?

Há, mas eu vivo sem a gratidão. Verdade, poderá pensar que vive, mas em alguns momentos se sentirá grato a algo, a alguém ou a alguma coisa e não saberá bem o porquê.

Dedique-se a observar os dias em que se sentiu melhor na sua vida, aqueles nos  quais acordou pleno, completo, realizado e feliz – pelo amor do Criador – tem que ter tido algum dia assim! Rsss.

Em seguida, procure as pessoas, sejam próximas, ou na história humana, que realmente tiveram existências diferenciadas. Pessoas que foram líderes e que mudaram, não só como pensamos, mas principalmente como nos sentimos diante do Universo. Observe Buda, Gandhi, Madre Tereza, Sócrates, São Francisco de Assis, Cristo (o homem, não o Deus!), Chico Xavier, Irmã Dulce e perceberá que todos tinham em comum vários traços, dentre eles, a gratidão.

Boa existência, boa vida e boas descobertas.

E, antes de mais nada, obrigado por me fazer sentir-me compelido a escrever este texto. Abraços.