Agradecimento público a Humberto Dantas, Roberto Lamari, Lauro Andrade e voluntários do MVC – Movimento Voto Consciente.


Guarujá, sábado, 11 de maio de 2013. Mais de cinquenta pessoas estão reunidas na sede da Câmara Municipal do Guarujá para assistir a mais uma das palestras que Dantas e Lamari têm ministrado pelo Brasil afora, com o objetivo de esclarecer aos cidadãos como avaliar os mandatos dos vereadores eleitos em suas respectivas cidades.

O Brasil é o paraíso das idiossincrasias. O estado é laico, reza a Constituição de 1988, nossa Constituição Cidadã. Contudo, do alto da parede central, um crucifixo de dimensões nada modestas, observa com olhar piedoso a toda gente que ali se vai acomodando para ouvir aos palestrantes. A grande maioria é de voluntários que militam nos núcleos do MVC – Movimento Voto Consciente que, vindos de lugares vários, renunciaram ao convite que o dia lhes fazia para uma ida à praia, e se confinaram naquele auditório para participar de um exercício coletivo de cidadania e democracia.

O dia lá fora sorri com céu azul e o brilho de um sol radiante. Dentro da casa legislativa, cada olhar também brilha e cada boca também ensaia seu sorriso. E eu me surpreendo e me emociono com a diversidade desse painel composto de jovens – moças e rapazes – alguns há pouco saídos da adolescência, misturados com homens, mulheres e idosos de cabelos brancos, enfim toda uma gama de cidadãos, todos preocupados em dar sua contribuição para fazer um mundo melhor.

De Bertioga, viemos cinco. Nenhum vereador do nosso município veio, embora cada um tivesse, individualmente, sido convidado para o evento. Por certo todos eles devem ter tido razões preponderantes, inadiáveis, para não comparecer. Do Guarujá, cuja casa legislativa amparou o evento, tivemos um vereador presente.

A programação, contudo, não se ressentiu dessas ausências. As falas se revestiram de pleno êxito. Foram competentemente conduzidas por mestres experientes e profundos conhecedores dos assuntos abordados. Lamari, a despeito de estar gripado e de o tema a seu encargo ser denso, árido mesmo, pois trata de legislação, conseguiu dar muito bem conta do recado. Dantas mostrou uma presença cênica digna mais do que de um professor, de um ator com pleno domínio de palco. Ambos foram presenças que mantiveram a plateia permanentemente atenta e ávida por suas palavras.

Pelo muito que ambos nos ensinaram ao longo desse sábado, aqui fica o nosso agradecimento sincero.

Indispensável agradecer também ao Lauro Andrade, do Instituto Brasil Verdade, pela iniciativa e trabalho de preparação e organização do “Curso de Política de Olho no Legislativo”. E o reconhecimento pelo exemplo de dedicação dado por todos às causas da cidadania e da democracia.

Muito obrigado.
luca barbabianca
Enviado por luca barbabianca em 13/05/2013
Código do texto: T4288978
Classificação de conteúdo: seguro