#100DIASDEGRATIDÃO - N°1

Hoje começo uma caminhada (se é que posso chamar assim), de 100 dias de gratidão. À alguns meses atrás vi uma pessoa nesta caminhada, achei muito interessante, mas não achei que tivesse a ver com meu contexto. No entanto, de um mês para cá, esse desejo vem ardendo em meu peito, e hoje me senti a vontade para iniciar.

Não me pergunte as razões pessoais que me levaram a esse propósito, pois não saberei dizer exatamente. Talvez seja porque desde sempre eu acredite que todos os dias temos motivos para agradecer, ou talvez ainda, a razão mais provável, seja por eu esta em um momento de mudanças radicais em vários aspectos de minha vida. A grande verdade porém, é que as razões pessoais pouco importam para explicar um engajamento em uma caminhada repleta de aprendizagens e lições inspiradoras.

E qual seria a gratidão número um?

Bom, ontem enquanto pensava nos 100 dias de gratidão, resolvi navegar na internet em busca de pensamentos , frases ou textos que tivesse a ver com gratidão, e com esse propósito de maneira geral. E nesta busca, acabei sem querer conhecendo a técnica Kaizen. A técnica kaizen, que também é uma filosofia de vida, é uma palavra de origem japonesa baseada na máxima: “Hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do hoje!”. O objetivo é que a melhoria seja contínua e que não passe um dia sem que pequenos avanços sejam implementados.

Quando li e conheci esta filosofia de vida, me identifiquei de cara e decidi adotá-la em minha vida diária.

Na teoria essa filosofia é linda, já na prática…..

A prática é sempre mais complexa. Quando estamos em nossa zona de conforto, nosso cérebro tende nos manter no status quo a qualquer custo. E outra coisa: a vida não é uma linha reta. Estamos, desde que acordamos, sujeitos aos mais diversos percalços.

E foi com este pensamento que fui para mais um dia de trabalho. E logo pela manhã, alguns acontecimentos ligados á decisão do supervisor da equipe me deixaram bastante contrariado. Não demorou muito para que a decisão , que na minha opinião foi injusta, acendesse ainda mais minha chama de indignação. Durantes horas fiquei ali alimentando e dialogando com aqueles sentimentos negativos. Fiquei me perguntando “por que fui colocado justamente no setor que ele sabe que odeio?”. “ Que marcação é essa que faz ele privilegiar quem menos se dedica, ao invés de reconhecer o minímo que seja, meu esforço?”.

Os acontecimentos foram sem gravidade, mas estava exercendo sobre mim um peso, me fazendo mergulhar em pensamentos negativos.

E esse é meu motivo de gratidão. Gratidão por acompanhar cada sentimento, cada pensamento que tive durante o dia. Gratidão por saber que avancei na fase de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Grato por saber que estou na segunda fase deste aprendizado. De acordo com a escritora norte-americana Mary jane Ryan em seu livro “A aventura de viver seus sonhos”, à aprendizagem passa por três fases. A primeira fase é o POST HOC, que é aquele momento em que depois de ter feito ou falado determinada coisa falamos: “eu não deveria ter feito ou falado aquilo”. A segunda fase , é o AD HOC, que é aquele fase em que percebemos fazendo ou falando determinada coisa no momento exato em que elas estão acontecendo, mas que mesmo assim continuamos fazendo. A terceira fase é o PRE HOC, onde a decisão de fazer ou falar é pensada com antecedência.

Em relação á minha reação diante daquilo que considero injusto, estou na segunda fase, pois estou consciente de cada movimento de minhas emoções. E isso é muito bom, pois pior do que as emoções negativas, é não percebermos quando elas estão em operação. Tudo bem que isso acontece na primeira fase, mas nosso cérebro usa todas as artimanhas para nos manter no mesmo lugar. E se dermos vazão, aos poucos iremos definhando em mágoas e ressentimentos.

Grato por estar mais consciente de mim. Gratidão por enxergar em cada momento e em cada situação, uma forma de superar meus vícios e minha estagnação.

Gratidão é claro, por tudo. Pelo ar, pela respiração, pelo vento, pelo sol, pela chuva. Gratidão pelos beijos que recebi de minhas filhas e esposa logo que cheguei em casa.

Gratidão!

Namastê.!

___Fabio Junio Almeida Prates____