O DIA DO MÉDICO II...

Hoje, dia 18, é Dia do Médico. A história da medicina acompanha os seres humanos desde a sua trajetória mais primitiva; é provável, que alguns foram despertando, - quem sabe até por “intuição divina”- através do uso das plantas para dar um lenitivo e aliviarem suas dores, diante da precariedade de suas vidas...

Longo foi este caminho, até a civilização grega, com destaque a figura de Hipócrates,* que nasceu mais de quatro séculos antes de Cristo em que há um consenso ser o “pai da Medicina”; um pouco mais de 2.000 anos, Samuel Hahnemann,* formulou uma modalidade alternativa da medicina: a Homeopatia; esta prática médica está muito difundida em nosso país, e cada vez mais ganha mais adeptos...

O século XXI surge com novos desafios, há, podemos assim dizer; a medicina “refém” dos exames laboratoriais se multiplicou as especialidades; o Clinico Geral tão comum no passado, hoje é raridade, mas a nosso ver a medicina, que é a arte de curar, jamais deveria deixar o diálogo em segundo plano, muito embora saibamos que não é fácil, pois, a grande maioria dos que exercem esta profissão, estão subordinados a “Planos de Saúde”, - que não deixa de ser uma “exploração” da mão de obra especializada destes tempos modernos. - em que a este importante atividade, dispõe de limitado tempo para atender o seu paciente, pois os exames de laboratório têm “destaque” no atendimento e o diálogo são cada vez mais sucintos...

... A saúde pública de nosso país se constitui em desafios para o futuro governante; é preciso dar uma Saúde Pública de melhor qualidade, algo que já foi conseguido em vários países; aqui os governantes procuram “mascarar” os reais problemas com a “importação” de médicos cubanos, cujos salários não recebem integralmente, quase a totalidade é repassado ao seu país de origem, o que não deixa de ser uma prática bem estranha, “fortalecer” um regime político, em que a democracia está ausente a mais de cinqüenta anos...

Mas ao mesmo há aqui os médicos abnegados que vão cumprindo sua missão, abraçaram e escolheram a profissão por vocação, cultivam o dom de servir, o “ser” está acima do “ter”, não deixam de serem os missionários destes tempos novos de muitos desafios da “modernidade” para não caírem na medicina “robotizada” não vendo em seus pacientes um “número”, mas sim seres humanos em que palpita um coração que tem “sede” de carinho e afeto...

Jamais esmoreçam em sua missão, é, possivelmente, uma das mais importantes, pois envolvem vidas...

Estes dados seriam desnecessários a serem repassados aos senhores médicos (as), mas o fazemos, pois alguns que irão ler não o são... *Nomes e datas compilados da Wikipédia.

*Hipócrates, nasceu em Cós no ano 460 a C faleceu no ano 377 em Tessália, aos 83 anos. Ocupação Médico. É considerado o Pai da Medicina.

Samuel Hahnemann, nasceu em Meissen, Saxonia 10 de abril de 1.755 falecei em Paris em 2 de julho de 1.843 em 1.779 com apenas 24 anos idealizou esta nova modalidade de medicina: a Homeopatia.

Em 5 de novembro de 1.808, Dom João VI, criou a Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia, instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo.

Curitiba, 18 de outubro de 2.014 – Reflexões do Cotidiano – Saul Hoje é 12 de outubro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/10/2015
Código do texto: T5412008
Classificação de conteúdo: seguro