Agradecimento aos colaboradores do Condomínio

Natal 2016 ANO NOVO 2017

Um dia, em um advento distante no tempo, o Arcanjo Gabriel apareceu à Maria e disse: “Ave cheia de graça, o Senhor está com você”. Assim foi a chamada ANUNCIAÇÃO.

Os cristãos tem no advento a comemoração máxima da igreja, com a vinda do Salvador. Isso é o Natal!

Quero hoje vos saudar com muita alegria, e evocar que a paz esteja com todos vocês, em todos os seus lares e com todos os seus familiares.

Eu pensei em escrever um bilhetinho simples a vocês, para entregar junto com minha pequena e singela contribuição, foi o que tinha no momento. Não é muito eu sei, mas, tenham certeza que é de todo meu coração. Na soma de esforços com os demais condôminos, quero crer que comporá algo mais substancioso que os faça felizes.

Mas o fato é que minha mensagem tomou outra dimensão, mercê desses momentos que vivemos, cheio de decepções a campear os nossos mais remotos rincões.

Se prestarem bem atenção nas representações de Natal que se usa no ocidente e no hemisfério sul, vemos muita neve. Para nós isso veio como tradição dos europeus do hemisfério norte, que há muito deixaram sua pátria para trás, membros da família, amigos e rumaram para uma nova terra. Lá no oriente, nos tempos do nascimento de Cristo, também neva, muito embora os cenários mais comuns sejam de desertos. Muitos desses imigrantes, optaram por uma viagem sem volta. Passavam por muita necessidade naqueles países. Nós aqui não temos neve como algo comum. Mas temos naquela representação, coisas muito comum que ainda hoje ocorrem.

Assim, aqueles imigrantes trouxeram consigo algumas tradições que vemos hoje em nossas comemorações.

Mas, o que o presépio representa é muita pobreza, muita necessidade, muita humildade, em tempos que também havia fuga para lugares onde pudessem viver melhor. Isso para que possamos também refletir mais no mundo atual.

Os povos na terra, ao mesmo tempo que evoluem, desenvolvem a capacidade da destruição, movida pela ganância, pelas conquistas, enfim, por todo tipo de busca de poder. Com isso, ele perde e destrói o que é um bem de todos.

No simbolismo do natal, está representada a necessidade de nossas reflexões. Ainda no mundo de hoje vemos notícias de terras destruídas, de mulheres sendo violentadas, de suicídios – principalmente de mulheres para não serem violentadas - de decapitações, de matanças de seres humanos de forma impiedosa e trágica, do desaparecimento de civilizações. Pasmem que tudo isso acontece e aconteceu já em vários momentos da história e com muita frequência nas terras onde o Cristo viveu.

Aqui quem vos lhes escreve, já é um sexagenário, e desde que nasceu, ouve falar de atrocidades naqueles lugares do oriente médio. Lá mesmo onde a representação no Natal do Salvador nos mostra, em que pese o decorrido do tempo, a mesma coisa, a perseguição, a matança de crianças, mulheres e homens. As disputas tribais persistem até nossos dias. Dizem que o fazem em nome também de um deus, de uma crença, de uma religião. Muito antagônicos esses motivos, não é mesmo? Como se pode destruir a vida em nome de um deus que é o símbolo da paz celestial almejada pelos humanos? Como pode esses motivos afugentarem tribos e promoverem fugas para países onde possam viver melhor?

Aqui no Brasil, sempre acolhemos bem os imigrantes, esses destemidos que enfrentaram o desconhecido para dar paz às famílias que os acompanharam nessa jornada. Ajudaram a miscigenar nosso povo maravilhoso, ajudaram a construir nosso país. Desde o período imperial muitas levas de imigrantes de todos os cantos vieram para a nova terra, para a nova esperança.

Como veem, meus amigos, as atrocidades campeiam em toda face da terra. As injustiças continuam a ser cometidas onde quer que se vá. Os desmandos políticos, a corrupção, a fome de poder, tem dizimado e destruído povos e provocado um infindo desaparecimento de civilizações inteiras.

Esse planeta que habitamos, se acreditam, foi uma dádiva de Deus e privilégio dos que aqui nascem.

Cabe a nós torná-lo melhor, cabe a nós transformarmos nossa sede de paz e harmonia em armas para tirar o planeta das mãos dos homens maus. Cada notícia que recebemos em nossos lares, onde são escancaradas a maledicências da corrupção, consideramos uma enorme necessidade de sacrifícios para toda a população, para repor com seu suor através dos impostos, aquilo que desapareceu através do enriquecimento ilícito de muitos. Enaltecemos aqui a coragem daqueles que tem trabalhado arduamente para combater esses crimes hediondos contra a população. Essa ordeira população que apenas lhes havia confiado a ocupação de um cargo, para representá-los nas esferas político-administrativas do país. Mas, está aí o trabalho difícil, para melhorar as coisas e a confiança em nossos representantes.

Não deveria existir um Lava-Jato, se alguma essência de honra houvesse naqueles que nos representam. Nem todos estão com as mãos suja, mas, salvam-se muito poucos.

Sabemos que tornar o mundo livre dessas mazelas não é fácil, e já provamos de diversos meios, sistemas políticos, momentos de ditaduras rígidas a ceifar direitos dos cidadãos, mas, o que se vê que tem dado um pouco mais certo, são os meios democráticos, através de escolhas dos cidadãos amparados em uma lei maior que é a constituição. Temos que fazer nossa mudança através de nossas escolhas. Se elas não forem adequadas, não serão adequados os eleitos. E dessa forma, continuamos a ficar refém dos maus políticos. A mudança deve ser através do voto consciente.

Essa mensagem de natal está um tanto quando eivada de decepção, mas, demonstra que desde o nascimento do Nosso Salvador, não conseguimos ainda colocar o amor no coração dos seres humanos.

Assim, queria demonstrar também a todos que, se nos queixamos de dificuldades, não para que a miséria alheia nos conforte, temos que olhar ao redor de nossa vizinhança e em maior escala ao redor do mundo, para constatar que aqueles tempos do menino Jesus, ainda são os mesmos, com as mesmas necessidades, com as mesmas injustiças, porém hoje em escala muito maior e mais avassaladora.

Congreguemos pois esse Natal, lembrando a missão árdua que aquele Menino trouxe ao mundo, enviado pelo Pai Celestial, para nos dar a alegria da salvação.

Entre tantos símbolos e comemorações, para que esse nosso mundo fique melhor, nosso afetuoso abraço não é apenas nesse momento, mas deve ser para todo novo ano que se aproxima, para todo o futuro da humanidade, para o sempre. Não bastará lembrarmos apenas dos nossos amigos e parentes, mas de toda humanidade que sofre as atrocidades das guerras, a perda de suas pátrias, os seres humanos que se afogam no mar nas suas fugas, os que são vítimas de catástrofes naturais, os que tem sua liberdade truncada por força de maus governantes, elevando uma prece para que os nossos sofrimentos sejam breves, para que a tristeza seja afastada dos corações, para que a esperança seja motivadora dos desafios na recomposição da sociedade em geral, para que possamos enfim encontrar a luz daquela estrela de Belém, simbolizada na guia dos Reis Magos ao encontro do Salvador.

Desculpem-me meus amigos, se tanto me alonguei, mas, recebam essa pequena contribuição, para que se junte às demais, para que possam viver momentos de felicidades entre vocês.

Elevo meus pensamentos aos céus e ao nosso Salvador, para que se compadeça dos homens e para que os ilumine no trato do bem comum, enquanto esperamos o Seu retorno.

E para o novo ano, o que nos espera em 2017?

Aqui no Brasil tivemos um ano muito turbulento! Na política, tivemos a deposição de uma presidente, tivemos infindas descobertas de falcatruas cometidas por gente de má índole, que atacaram o erário em nome de causas obscuras e com conhecimento de um ex-presidente e uma presidente da república. Muito tempo de impunidade! Muitos se enriqueceram ao longo dos últimos anos, através de superfaturamentos em diversas obras dos governos e de estatais. No campo econômico tivemos fortíssimos reflexos dos desmando dos governos do país nos últimos anos. Uma sucessão de mentiras e gastos descomunais em projetos insustentáveis, sem contrapartida nas receitas da união. A consequência foi um forte desemprego a assombrar os lares dos brasileiros.

Enquanto isso, sofremos toda sorte de descaso, com a falta de transporte público decente, com a falta de assistência à saúde, com depauperação das escolas e do sistema educacional, com a falta de segurança pública, com o desemprego, com a fome, com a miséria, com a luta cotidiana para sobrevivência nesse país, fadado aos desacertos frequentes.

Por outro lado, o ganho de longevidade que se verifica, ao mesmo tempo que nos alegra, dá conta que em poucos anos não haverá receita no sistema previdenciário, como já não há hoje, mas se agravará consideravelmente, pois a base dos recolhimentos do INSS tem diminuído enquanto que a população de aposentados cresce exponencialmente, sinalizando a falência do nosso sistema, ceifando os valores das aposentadorias entre outras consequências.

O cenário é que, após a tempestade vem a bonança, mas, será ainda um ano de recuperação da economia, com melhor ocupação das indústrias, do comércio, dos serviços. Assim, ainda faltará fôlego para um crescimento pujante, como seria de se esperar de um país grandioso como o nosso. Mas, vamos em frente com muita fé!

Os condôminos que hoje moram aqui, poderão não mais estar no próximo ano. As pessoas que possuem alguma forma de poupança conquistadas ao longo da vida profissional, poderão não suportar mais os custos que advirão de um descontrole econômico. Assim, haverá pessoas que passarão de uma determinada situação para um patamar pior, no qual a evidente vida com mais parcimônia se fará necessária. Haverá também claro, aqueles que vão prosperar. Tudo em função da forma que foram conduzidos os destinos da nação. Andem nas circunvizinhanças dos nossos edifícios e constatem a quantidade de placas de “aluga-se” e de “vende-se”, que bem demonstram essa situação. Muitos comércios fecharam as portas! Muita gente ficou sem trabalho! Muito triste tudo isso!

Vejam, mais uma vez, o quanto é significativo as escolhas dos cidadãos. Vejam como os maus políticos, impulsionados para conquistas megalomaníacas e plenipotenciárias causaram de sofrimento para todo o povo brasileiro. Vejam e avaliem o quanto mentiram para poder manterem-se no poder, locupletando-se daquilo que é do cidadão.

Mas não vamos nos render a esses fatos todos. Vamos olhar à frente, vamos resgatar nossa dignidade, vamos afastar a vergonha que nos impuseram os maus, vamos com afinco buscar nosso lugar de respeito diante das nações do mundo.

Assim, desejo a vocês, de todo meu coração e toda minha alma, um novo ano repleto de boas realizações.

Quero pedir que nos seus lares, esteja presente a vontade de mudar o país, através da boa educação aos seus filhos, através da formação do caráter, da honra, da dignidade e dos bons valores que deverão prevalecer em uma nação feita para os bons cidadãos. Vamos ajudar a resgatar as escolas, vamos estimar os professores.

Será através da educação que mudaremos o “status quo” desse grande país. Vale até lembrar duas mensagens, atribuídas ao escritor e estadista alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), que eu sempre lia na parede de minha inesquecível escola pública dos bons tempos. Assim estava lá a martelar minha consciência:

1) “O homem sem educação, por mais alto que o coloquemos, fica sempre um subalterno”;

2) “A boa educação, manifesta-se na cortesia”

Bom, depois de tantas divagações, desejo a todos muita saúde, muita paz e muita felicidades nos seus lares, nos seus locais de trabalho, entre seus parentes e amigos.

Tenhamos fé na crença firme de que cada um de nós fará a diferença em 2017. Com muita fé e esperança, muita dedicação, trabalho e crença de que, com nossa dedicação e ajuda, conseguiremos buscar aquilo que nosso povo merece.

Eu como um condômino simples e crente de que temos condições de mudar o mundo, quis trazer a vocês essa singela mensagem, embora enfadonha, mas com ela o meu agradecimento e o de minha família, pela dedicação que temos visto no trabalho de cada um de vocês. Vocês aqui, tenho certeza de que já fazem a diferença.

Muito obrigado por tudo!!! Um grande abraço a todos!!!

Feliz Natal e que as luzes desse advento ilumine os seus caminhos no Novo Ano!!!!

São Paulo, 15 de Dezembro de 2016

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 15/12/2016
Código do texto: T5854268
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.