Nota do autor sobre Estrelas e A Moça do Violoncelo

Estrelas

Estrelas é um livro de poemas que escrevi ao longo de 2012 a 2015. Muitos, quase todos, foram publicados na internet, alguns permanecem em meu blog www.jestanislaufilho.blogspot.com.br. Juntei-os cronologicamente por blocos temáticos, na tentativa de uma coesão.

O título surgiu de um luau promovido pelos professores da Escola Municipal Jonas Barcelos (Belo Horizonte), sob a coordenação do professor Vicente de Paulo Nepomuceno. Em um dos luaus, que culminou em sarau, o tema era Estrelas. Escrevi um poema com tema proposto, para participar. Na hora de escolher o título do livro, percebi que, em vários poemas, as estrelas estavam lá.

Agradeço a todos da Jonas Barcelos, em especial o professor Vicente de Paulo Nepomuceno e Geraldo Batista Avila, pela bela apresentação de Estrelas; e a professora Paula Patrícia pela generosidade dos convites a eventos literários.

Minhas publicações em versos:

* Nas Águas do Arrudas (1984);

* Três Estações (1987);

* O Comedor de Livros (1991)

Edições semi-artesanais

* Todos os Dias são Úteis (2009);

* Palavras de Amor (2011)

A Moça do Violoncelo

O embrião dos contos desse livro surgiu lá, no início da década de 80 (século 20), quando escrevi o conto o Cemitério. Uma linha que perseguia timidamente, que se desdobrou em Crônicas do Cotidiano Popular com as histórias de o Dono do Cão; Cão sem Dono e de o Jardim das Rosas Vermelhas. Em seguida, no livro Filhos da Terra, com as narrativas Assassinato em Buganville; A Morte como Companheira e Ladrões de Flores. Temática que se repetiu em Crônica do Amor Virtual e Outros Encontros com as crônicas Amor e Ódio; O Dono do Território; Joaquim da Ventania e O Encontro.

A Moça do Violoncelo eu me esforcei no sentido da coesão temática.

Agradeço a generosa leitura e as sugestões feitas pela amiga e parceira de letras Tânia Orsi Vargas e também da escritora e professora Edna Lopes, que sempre me incentivou a seguir adiante com os minha literatura. Especial agradecimento ao Fernando Ferreira Estanislau, meu filho, pela editoração eletrônica e elaboração das capas.

Minhas publicações em prosa estão nos livros:

* Crônicas do Cotidiano Popular (2006);

* Filhos da Terra (2009);

* Crônica do Amor Virtual e Outros Encontros (2012).

www.jestanislaufilho.blogspot.com Contos, crônicas, poesias e artigos diversos. De minha autoria e de outros e outras. Convido você a participar com texto de sua autoria. Será um prazer publicar.

#LulaLivre Doravante esta hashtag estará em minhas publicações enquanto não apresentarem as provas contra Lula