Agradece a posse no IHGMC

Senhor Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Consagrado Mestre Dário,

Ilustres colegas, convivas e demais presentes,

Recebo com muita alegria a distinção de saudar.

Neste ato belíssimo do agraciamento do diploma, documento que proporciona ao escritor uma envolvente aproximação à sociedade montes-clarense no que tange aos seus valores, à religiosidade de sua gente e ao desenvolvimento urbano. Nesta vasta convenção do lançamento do vigésimo quarto da Revista e o encantador quadro que se estréia hoje a Literatura de Cordel.

Neste momento, tenho o privilégio de receber os estimados confrades, as demais autoridades presentes, senhoras e senhores, espero retribuir com entusiasmo e dedicação a confiança e o apoio recebidos. Considero-a grande honra um privilégio, e reconheço minha enorme responsabilidade, mantendo-me firme neste propósito.

Agradeço, esta dádiva cristalina e luminescente ao convite para compor o quadro de sócios efetivos da Instituição, deferência que muito me honra. Me faz olhar sobre a longa duração. Dentre eles, a assunção de uma cadeira acadêmica, numerada referenciada em um patrono, em redor da qual é formada uma cadeia de sucessão. Agradeço sensibilizado a oportunidade que me é oferecida.

E tenho a honra de fazer esta saudação, onde as lembranças de vidas antigas, entrelaçadas num contexto, digamos, familiar, são apresentadas como por encanto por extensíssima pesquisa.

Saúdo o Presidente, com muito respeito e admiração pelas suas especialidades “sui generis.”

Pela estima da minha acolhida, na alegria de expressar com entusiasmo este momento, mesmo neste tempo endêmico da covid-19.

Sobretudo sinto-me animado ao convívio com tão ilustres escritores, historiadores e pesquisadores. Meu sonho realizado como acadêmico, pelos meus relatos pessoais e com a escrita.

São trabalhos aqui expostos que consomem anos de nossas vidas torna-se inevitável compartilhar a alegria de conseguir concluí-lo com o vosso apoio de sempre.

Pelo amor, pela paciência e pelo compartilhamento da vida e da presença sempre confortante.

Na doação e sua orientação nos caminhos da história e nos rumos do ensinamento sempre enriquecedor. Como já disse acima uma dádiva cristalina e luminescente.

Agradeço pela vossa contribuição no exame de qualificação interpretar o meu livro,intitulado “A Família Landulfo Prado” prefaciado, que é um aprendizado de teoria, prática e de vida, trazendo uma contribuição para a consolidação na área do conhecimento no campo da comunicação, que nos permite fazer inferências sobre as relações sociais que se fazem presentes em um dado contexto histórico e social, que são: Hábitos, Lugares, Memória, Crítica Social. E, no entanto, não apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos da pessoa, mas podem levar a crítica social.

O IHGMC surge, no bojo do décimo quarto de sua existência, desse valioso patrimônio cultural de nossa instituição, bem sucedido de recuperar a bagagem intelectual. Fruto de um espaço arquivístico, constitui uma fecunda seara de estudo, de pesquisa e de extensão do fazer acadêmico no campo da memória, da história cultural, dos estudos linguísticos e da literatura comparada se configura, no espaço da universidade brasileira, como um dos principais centros de memória na mais diferentes áreas: literatura, teatro, história, biografias etc. Pensando a sua existência e continuidade como espaço de pesquisa e preservação da memória literária mineira é também nacional.

Na via de concepção das ações educativas apresenta-se como uma das premissas basilares para que a instituição alcance a condição de ferramenta de transformação social. Laboratório do escritor, pela heterogeneidade em seu conteúdo (livros, cartas, manuscritos, fotos, materiais de escrita, equipamentos e outros eventuais objetos já utilizados pela personalidade, que ventila, dentre outros aspectos, tornam-na atrativa aos públicos mais diversos. É deparar com um universo e lembranças exteriorizadas, resíduo de um saber escritural em ritmo acelerado de apagamento.

Parabenizo os organizadores deste radiante evento, hoje, da outorga do portentoso diploma aos novos associados, pela iniciativa de abrir um espaço de relato e reflexão sobre esforços para a constituição de integrá-los por meios dos arquivos literários. Constituído como um lugar privilegiado de nossa memória literária e cultural.

Parabéns....

Montes Claros(MG), 26 de Junho de 2020.

Landulfo Prado

Admitido em 18 de Maio de 2020

Novo associado efetivo do IHGMC

Landulfo Prado
Enviado por Landulfo Prado em 15/08/2020
Reeditado em 25/04/2021
Código do texto: T7035812
Classificação de conteúdo: seguro