Ao professor

De repente, faltam palavras...

Dizer para um professor o que é ser professor é meio estranho, porque com certeza ele já sabe quem ele é. Mas, mesmo assim, é bom dizer a você que ensina: gratidão! Por muitas vezes ter a paciência de Jó, por outras tantas ter um pouco da sabedoria de Salomão. Muito obrigado por em muitos momentos ajudar os alunos a entenderem os seus sonhos como José a Faraó; como Davi, muitas vezes enfrenta leões e ursos para livrar um aluno de um problema, quer seja de ordem social, emocional, quer seja de uma dificuldade de aprendizagem.

Quantos professores não são como Eli, a quem os pais entregam seus filhos sem sequer saber de seus próprios conflitos familiares, mas esperam que o professor eduque suas crianças como se fossem os próprios pais? Há também professores que são como Josué e Calebe, sabem que a terra tem gigantes, e que os alunos muitas vezes não acreditam em seus próprios sonhos, pensando serem incapazes de transpor as barreiras, as dificuldades que se levantam, mas esses professores ajudam seus alunos a acreditarem que é possível chegar lá e colher frutos inacreditáveis.

Muitos são os exemplos de professores, sem nos esquecer de Débora, Rute, Noemi, Ester ou ainda Dorcas. E, por falar em Dorcas, quantos professores não estão costurando túnicas de esperança para meninos e meninas despidos de expectativas para o futuro, viúvos e viúvas de sonhos mortos até pela própria família, apesar do linho fino que põem sobre a pele? Mas de todas as comparações, somente a de Jesus Cristo, Mestre dos mestres, se enquadra melhor, por amar a todos sem fazer distinção, por muitas vezes sacrificar um pouco da sua vida, em prol das atividades escolares, sim, porque tempo é vida. O professor é aquele que reflete a imagem de Jesus Cristo, quando se desloca a lugares diversos para trazer de volta uma ovelha que evadiu do aprisco escolar, ou ainda por estar aberto a novos alunos, quando Ele ordena: “ Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçam;” Crianças que muitas vezes têm 5 anos, ou 15 anos, ou 65 anos... Na escola, todos estão em desenvolvimento, estão crescendo...

Bem-aventurados são os professores que fazem do seu ofício uma missão e, mesmo durante as dificuldades, persistem, resilientes, ajudando o aluno a pensar e acreditar que com dedicação e esforço sempre há possibilidade de um futuro melhor.

Feliz Dia do Professor!