Aos amigos e amigas do Recanto

Voltei ao Recanto depois de meses sem dar as caras. Como da outra vez, compartilhei com meus amigos, recantistas e não-recantistas, um pouco daquilo que, por uma série de razões, tenho tentado escrever. Em meus textos, tentei não fugir da vida, inconformá-la, deixá-la quieta, fazê-la rugir, dar um sorriso, lacrimejar, morrer e renascer. Como da outra vez que estive por aqui, amigos e amigas vieram e me fizeram ir, visitei e fui visitado, li e fui lido, comentei e fui comentado.

Agora, novamente, tenho de me afastar por uns tempos do Recanto. Continuarei escrevendo. Quando retornar, apresentarei novamente minhas “garatujas” despretensiosas, feitas, também, pelo prazer e necessidade de me comunicar com o mundo e me manter conectado nas pessoas que, como eu, não são indiferentes perante a sociedade, a história e a vida. Meu muito obrigado a todos e a todas que se fizeram presentes no meu canto. Espero tê-los cultivado da melhor maneira possível. A vocês, sucesso, luz e paz!!!

Alexandre Halfeld

Amanda Vaz Tostes Campos

Ana Maria Gazzaneo

Ana Regina

ANACLARA RIBEIRO

Angela Conde

Ângela Rodrigues

Bene

CABELINHO

Canto do Cisne

Claraluna

Claudia Nunes

Clepsidra

Constelação Única

Crystina

Deusa Indiana

Elian Maria Bamtim Sousa

Elis

Ene Mathias

Eudalia alves martins

Fernanda Araujo

Fernanda Pietra

Fernando Alberto

Flor do Amor

Geyny

Gisele Leite

HLuna

Iza Sosnowski

Izabella

Jacó Filho

Jennifer Xavier

Joana Toda Pura

José Arnaldo Lisboa Martins

Juli

Karlla

Kathleen Lessa

Kolemar Rios

KYRIADALUA Imaculada Catarina

Leandro da Silva

Ledalge

Loirinhazul

Luciana

Luna Steinherz

Luna Steinherz

Macris

Magza Luiza

Maria Quitéria

Mariza Brasil

Maryane Ribeiro

Míriam Dutra

Pena Mulher

Priscila Lopes

Priscilla B

Rádio Camarim

Regina Bertoccelli

Regina Lyra

Rose Stteffen

Rukha Elfo

Simone Aver

Sônia Maria Cidreira de Farias

TACIANA VALENÇA

Tiene

Vanuza

WFONSECA

Zélia Nicolodi

Zuzufigueroa

Se, por acaso, algum nome dos que me comentaram ficou de fora da lista, gentileza me avisar que farei a inserção. Vocês são importantes para mim, pois, figurando aí em minha lista, representam todos e todas que me lêem, aos quais também sou imensamente agradecido.

Aos amigos e amigas da lista, e aos que só lêem, desejo uma vida cheia de coisas boas: saúde, paz, alegria, justiça, amor, amizade e muita, muita realização pessoal. Tchau... Até...

______________________________

Amanhã é Natal e vim deixar minha mensagem a vocês...

Rousseau disse que tudo é bom em sua gênese, mas que a sociedade a tudo corrompe. Contrário a esse pensamento, nosso Machado de Assis ensinou que cada humano tem duas almas: uma interior e outra exterior. Talvez Assis esteja mais próximo da realidade. Somos seres sociais e, sob essa ótica, construímos e sofremos as interferências culturais do meio em que nos encontramos.

A idéia acima fica muito visível nesta época do ano. É “Feliz Natal” pra lá, “Feliz Ano Novo” pra cá. São “Boas Festas” aqui. “Ótimo 2008” ali. Este tempo, parece-me, funciona como o período favorável para que as pessoas se redimam, suspendam hostilidades, desejem “tudo de bom”, o melhor dos mundos possíveis nos níveis pessoal, familiar, profissional e social.

Independentemente do que nos motiva a isso e afora o peso de uma cultura que quase não deixa linha de fuga a quem pense diferente, o certo é que nesse movimento de “bons desejos” transparece o que de melhor vai pelo coração humano. Tudo se torna sonho possível, utopia plausível e aspiração comum de que o lado positivo da existência prevaleça. Nisso eu tenho fé.

Se fomos capazes de inventar essa sociedade e esse mundo malucos; se somos protagonistas de atitudes e gestos descompensadores de nosso lado bom, também somos capazes de consertar os estragos que causamos. E é em nome disso que desejo aos meus amigos e amigas um final de ano com resultados animadores e um 2008 repleto de conquistas e vitórias. Que os ares da liberdade e da vida verdadeira nos acolham como filhos felizes e nos façam maiores do que aquilo que normalmente não nos faz bem.

A todos e a todas, sucesso, luz e paz!!!

___________________

Um Quintana pra aliviar:

“Esperança

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano

Vive uma louca chamada Esperança

E ela pensa que quando todas as sirenas

Todas as buzinas

Todos os reco-recos tocarem

Atira-se

E

— ó delicioso vôo!

Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,

Outra vez criança...

E em torno dela indagará o povo:

— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?

E ela lhes dirá

(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)

Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA... "

(Quintana).

24.12.2007