A Consagração está feita

 

No último dia 25 de março, sexta-feira, o Papa Francisco, apoiado pela Igreja Católica do mundo inteiro, efetivou a Consagração da humanidade e da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria , cumprindo assim plenamente o que foi pedido pela Virgem Maria às crianças de Fátima em 13 de julho de 1917 e divulgado pela sobrevivente Lúcia (já então religiosa carmelita) em 1929, no tempo hábil antes que a Rússia espalhasse seus erros pelo mundo.

Infelizmente quando Pio XII fez a primeira Consagração em 1942 a guerra anunciada já havia começado e os erros do governo comunista da Rússia já estavam sendo espalhados.

A hesitação dos papas resultou em que nenhuma das consagrações realizadas: de Pio XII, Paulo VI e João Paulo II, foi completa, pois o mundo foi consagrado mas a Rússia não foi mencionada, o que era explicitamente pedido por Nossa Senhora.

O Papa Francisco atendeu plenamente o pedido celeste e da forma mais extensa possível pois no mesmo dia prelados do mundo inteiro, inclusive do Brasil, reproduziram o ato litúrgico. A menção da Ucrânia, flagelada pela invasão russa, completou o ato. Tem sido lembrado que em 1917 boa parte da Ucrânia fazia parte do mapa da Rússia.

É interessante o dado que as três crianças, inocentes e incultas, não sabiam o que era a Rússia e até, conforme Lucia veio a explicar mais tarde, pensaram que era uma senhora muito malvada, que iria, conforme dito por Nossa Senhora, provocar guerras e perseguições à Igreja e várias nações seriam destruídas. A consagração deveria ter sido feita antes de 1938 para que a Rússia se convertesse , já que estava sob regime comunista e ateu.

Terá sido muito tarde a consagração promovida pelo Papa Francisco, ainda que mais que completa? O futuro dirá. Em seu esforço pela paz, que antes de ser político é um problema espiritual, o papa enviou uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima à Ucrânia, e lá já chegou.

O demônio quer que haja a guerra. O que vai acontecer depende da resposta espiritual da humanidade. Queremos seguir a Deus em Jesus Cristo ou ao Adversário?