À Faísca da Galiza

Não consegui te responder pelo outlook, como desejava. A cada dia me surpreendo mais com minha ignorância. Sempre ouço falar da Galiza através da tv ou outra mídia. Raramente penso na opressão sofrida por seu povo. Nem sequer lembrava-me de que falam português e que estão ligados à antipática Espanha pela força. Nós, brasileiros, também já estivemos debaixo de sapatos espanhóis e suas marcas ainda sangram. E olha que faz quatrocentos anos. Atualmente os ditos cujos dominam a telefonia no estado de São Paulo e desde então a tal Telefonica – sem acento mesmo– não sai do primeiro lugar nos órgãos de defesa do consumidor. Uma verdadeira afronta ao povo brasileiro que não tem a quem recorrer. Correm boatos de que é “bem relacionada” com figurões nas mais diversas esferas do poder. A esperança é que, um dia, a casa caia.

Mas, gostaria muito de saber sobre tua causa, a causa do teu povo. Conte-me. Choquei-me com o fato de se pertencer a um país e ser outro de fato. Deve ser horrível. Se um dia o Brasil voltasse ao domínio espanhol, daria um tiro no ouvido imediatamente. Prefiro à Argentina. Esta só é insuportável quando o assunto é futebol. Fora isso, é gente boa, povo irmão. Vou parar por aqui antes que o teto me caia na cabeça. Rsrsrsr

Agora, falando sério: espero de coração aberto que vc e os seus, brevemente, falem e cantam toda a paz e felicidade na nossa maravilhosa língua portuguesa, com ou sem reforma. Dêem uma banana para eles, espanhóis. Tenho certeza que não merecem a Galiza. E o chamado país basco? Agora fiquei curioso e quero saber de tudo.

Forte abraço.