VO & NETO

Você já observou uma pessoa com idade avançada e que não vive mais com plena consciência? É muito interessante, ela não comenta nada sobre os carros que possuiu, a casa confortável, os bens que desfrutou. Quando fala algo racional, é do seu parceiro, dos seus entes queridos como filhos, netos, irmãos e até das suas melhores amizades. Das pessoas que a rodeiam, as mais queridas, coincidentemente, são as que mais a quer bem. O bem querer contamina e provoca perfeita harmonia no relacionamento. Não tente nunca enganar essa pessoa, não pense que a situação interfere na sua sensibilidade de detectar que você está tentando levar vantagem com algo. Ela vai sacar e poderá até se fazer de ingênua e aceitar sua condição, porém no seu íntimo, tenha certeza, ela sabe de tudo e você ficará mal com ela.

Também na criança notamos características semelhantes ao idoso, ela sabe o que quer, luta (chora) para conseguir realizar seu intento, protesta, grita, ri, corre, depois de comer, dorme. Como é maravilhoso admirar uma criança dormindo, aquele ser lindo, viajando nas suas fantasias, ela voa, brinca com o cachorrinho, e se qualquer situação mais complicada a incomoda, pronto, sua mãe entra em cena para socorrê-la e novamente permitir que seu sonho se realize lhe proporcionando emoção, a deixando excitada com suas aventuras.

Dum extremo ao outro, vamos falar do meio. A criança cresce, fica menos engraçada, começa a adquirir maus hábitos, como por exemplo, fica exigente, toma decisões, afronta seus pais, cobra seus direitos e não quer nem saber de deveres. Claro que toda regra tem exceção, mas no geral isso acontece. Também os adultos tratam com certa indiferença a criança que entra nessa fase. Daqui por diante são constantes conflitos, muitas vezes até por nada. O incrível é que a razão não toma partido, sempre vai estar de ambos os lados, visto que os interesses são distintos. O orgulho impera e não permite uma negociação ponderada da situação, com isso, sem a menor dúvida, o maior, aquele que altera a voz, pensa que sabe tudo, vai “ganhar” o jogo, mas não o campeonato. Essa pré adolescente tende a se rebelar, ficando cada vez mais agressiva e se distanciando dos seus pais, tios, avós, quem interferir no seu modo de viver.

Nós adultos fomos vítimas de uma armadilha que nos iludiu e distorceu todos os reais valores, contra bens que certamente só nos faz mal, pois estamos perdendo nossas queridas crianças e talvez não sejamos avós como os que tivemos.

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 27/02/2006
Código do texto: T116827
Classificação de conteúdo: seguro