AOS VALENTES CAMINHONEIROS

AOS VALENTES CAMINHONEIROS

Jorge Linhaça

Tranca rua! Folgado! Segura Fila! Roda presa!

Quantas vezes você já deve ter ouvido isto ao longo das esburacadas estradas deste imenso país afora.

Quantas horas longe da família pra ganhar o pão.

Quantos colegas e amigos perdidos ao longo do caminho.

Quantas aventuras ao longo da vida de transportador de sonhos e alimentos.

Mas, meu valente caminhoneiro, eu sei bem da tua solidariedade, lembro bem de um dia, anos atrás, quando um ônibus urbano precipitou-se do alto da ponte da Radial Leste por sobre a Av. Salim Farah Maluf, na capital paulista.

Eu estava a poucos metros do acidente, fiz o motorista da viatura da secretaria do menor, onde eu trabalhava parar o nosso veículo,e, mesmo sob protestos e o olhar receoso dele e de minha parceira de trabalho, corri para ajudar quem eu pudesse.. .deixei-os encarregados de acionar os bombeiros e policiais...

Pessoas saiam dos ferros retorcidos e eu procurava orientar os que ainda conseguiam caminhar...quando dei por mim já não estava só, estava rodeado de anjos, vários caminhoneiros pararam seus caminhões sem que ninguém lhes sinaliza-se, e vieram unir seus braços aos meus naquele momento de dor de nossos irmãos.

Não sei quanto tempo nos empenhamos nessa tarefa , até sermos afastados pelos policias que chegavam para tomar conta da situação, mas me pareceu uma eternidade, para mim o ocorrido ainda desfila ante meus olhos em câmera lenta sempre que me recordo.

Mas por que estou dizendo isto?

Simples , meus amigos, neste momento em que Santa Catarina sofre, quantos não são os bravos caminhoneiros empenhados em enfrentar as estradas lamacentas, esburacadas e parcialmente liberadas para levar aos nosso irmãos catarinenses as doações que chegam de todo o Brasil?

Fico emocionado ao pensar que muitos dos "irmãos de estrada" como tratam a si próprios, estejam enfrentando dias e dias de viagem para trazer doações dos mais distantes pontos desta nação. Belém do Pará, Rio Branco e muitas outras cidades do outro extremo do país, percorrendo as veias abertas na terra e no asfalto para minorar o sofrimento de tantos necessitados.

Mesmo os que vão de localidades mais próximas, carregam não apenas na carroceria, mas no próprio coração solidário, as esperanças de tantas almas que esperam a carga solidária.

Haja braço para domar "o bruto" em meio a condições desfavoráveis, mas "braço de anjo não se cansa"...a alegria do dever cumprido, da alma solidária, superam qualquer cansaço acumulado.

Tenho certeza de que muitos caminhoneiros não rejeitam repetir estes fretes da solidariedade, imagino quantos de vocês já foram e voltaram várias vezes às áreas atingidas pelas enchentes.

Quantos as descer da boléia, não se unem ainda ao cordão humano para descarregar o que levaram na palma das mãos abençoadas...

Pois é, meus amigos, às vezes os anjos podem não ter asas, mas sim rodas.

E, se nas veias dos caminhoneiros , dizem não correr sangue, mas sim óleo diesel, que seja este então o combustível do "bruto" e do "anjo", a fluir pela estrada aberta da solidariedade dos povos.

A você , amigo caminhoneiro, o meu desejo de que todo o bem realizado retorne a ti em bênçãos de paz , saúde e prosperidade.

São os votos meus, da INCAPAZ e de milhões de outros brasileiros e estrangeiros envolvidos nesta campanha.

QSL?