ONDE NASCEM OS HERÓIS

ONDE NASCEM OS HERÓIS
Jorge Linhaça

Já repararam que todo ser humano tem essa necessidade ferrenha de acreditar em super-heróis? São filmes, histórias em quadrinhos, com seres com poderes especiais ou apenas pessoas "comuns" com treinamentos especiais capazes de "salvar o mundo" dos eternos vilões ?

Pois bem, hoje eu olho à minha volta e vejo tantos heróis que fico até sem saber se sofremos algum bombardeio de raios cósmicos que agiu no metabolismo de algumas pessoas com uma cadeia de DNA específica.

Eu fico olhando os noticiários e me surpreendo a cada dia com esses heróis anônimos. Em Salvador-BA, pessoas de todas as classes sociais resolveram abrir suas casas e edifícios e transformar em postos de coleta de doações para Santa Catarina, pessoas que seguramente também passam por alguma dificuldade pessoal, como em outros lugares do país,e que, afetados por esse DNA estranho, resolvem andar a segunda milha, ir um pouco mais além para ajudar os mais necessitados.

Hoje vi heróis brotando da favela de paraisópolis , em São Paulo, capital, pessoas que vivem da ajuda de amigos por que renda mensal não chega para o seu sustento, repartindo a sua segunda muda de roupa para auxiliar pessoas de quem nunca ouviram falar.

O posto de arrecadação é a casa de uma cabelereira que abriu mão de trabalhar este mês, de não receber seus 500 reais, para passar dia e noite separando as doações que chegam trazidas em pequenas sacolas plásticas, trazidas por crianças de chinelos de dedo...

Crianças como aquelas que já citei estes dias, de um dos bairros mais pobres de Campo Grande, que foram de porta em porta colhendo as pequenas doações , puxando a sua carroça, dessas usadas por catadores de papelão.

Heroínas são também as professoras da cidade de Itajaí, que perderam tudo nesta tragédia que nos comove a todos, e já estão na sala de aula , depois de limparem as escolas em mutirão, mesmo antes de limparem as suas próprias casas, para dar aos alunos uma lição de superação, fé e esperança.

Heróis são os soldados de todas as forças armadas e das policias de todos os estados que formam um único btalhão de solidariedade no resgate e cuidados das vítimas, além do transporte de doações realizado pela Força Aérea, Marinha e Exército.

Heróis são os milhares de desalojados que continuam trabalhando como voluntários.

Heróis são os moradores das cidades atingidas, que abriram suas portas, transformando suas casas em albergues para acolher seus irmãos desabrigados.

O nome de cada um desses heróis, provavelmente ninguém se importe em relacionar e nem eles mesmos se importem em revelar, afinal herói que é herói mantém sua identidade secreta.

Mas creio que podemos chamar, sem medo, a esse grande exército de heróis que nem se conhecem entre si de algo como: "A Liga dos Filhos de Deus."

Está explicado o DNA.