Caminhos da Amizade

Às vezes, em nosso caminho, surgem pessoas que nos fazem felizes pelo simples fato de estarem ao nosso lado.

Algumas seguem a trilha que escolhemos e faz do tempo uma corda que nos une em laços impossíveis de desmanchar, outras encontramos em uma esquina ou outra e saudamos com um sorriso ou um abraço.

A ambas chamamos de AMIGO.

A amizade é algo tão complexo que comparo com uma imensa estrada com atalhos, curvas, obstáculos, inúmeras bifurcações. Essa estrada, formada de incontáveis pequenos caminhos, levam ao que seremos na lembrança de cada um dos que por ela passa.

A primeira trilha em que damos nossos primeiros passos é uma rua bem calçada de nome AMIZADE EM FAMÍLIA. Essa rua nos orienta na vida.

Depois, ainda ligado a ela, caminhos entrelaçados que mesmo que se distanciem ou pareçam labirintos, ainda assim nos levarão ao nosso destino. É o caminho dos amigos IRMÃOS.

Passamos a ter esse calçamento marcado em nosso mapa, seguimos firmes pois ainda encontraremos aqueles que são companheiros de jornada e a essa estrada complementar nós damos o nome de AMIGOS DO PEITO, ou TRILHA DO CORAÇÃO. É uma estrada reta, mas que deve ser seguida com cautela para que nossos pés não deixem marcas ruins, difíceis de cicatrizar. Sabendo caminhar por ela certamente seguiremos com alegria e sem cansaço ou tropeços.

Nessa mesma estrada pode aparecer em nossa jornada, uma bifurcação. Pare, pense. É hora de decisão. Essa encruzilhada é marcada com o nome AMIGA NAMORADA. Quando escolhemos esse caminho nossos cansaço some, nossos olhos brilham e caminhamos cantando, talvez ela desemboque na ESTRADA DO CASAMENTO! Nossa! Eis um caminho que devemos estar atentos e saber de teremos condição de segui-lo sem tropeços.

Existem aquelas pequenas ruelas, onde a música se ouve das janelas, sons de risos e comemorações que, mesmo que curtas, são gostosas de transitar. São as passarelas dos AMIGOS TEMPORÁRIOS, que a vida nos presenteia, mas também nos tira, pois são tantos os caminhos e cada um escolhe o seu. E, como todos os caminhos, em algum lugar podem se cruzar ou não.

O que nos faz feliz e nos dá certeza de que nossas pegadas não serão apagadas e saber que ao caminhar, estarão ao nosso lado as lembranças e as presenças de tudo que fomos, somos e ao fim da jornada seremos. Pois, todos os bons caminhos levam à AMIZADE e isso que nos torna pessoas melhores.

"Cada pessoa que passa em nossa vida é única.

Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.

Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.

Esta é a maior responsabilidade de nossa vida ...

E é a prova quase evidente de que duas almas não se encontram por acaso."