PEQUENAS COISAS

Os anos passam, a vida segue e as lembranças ficam.
As lembranças são assim, como caminhar em um interminável deserto de areia, com pequenos rastros que vão ficando para trás, intermináveis e cada vez mais distantes de nós. E são nas pequenas coisas que tudo acontece..., lembre-se disso.

Das pequenas pegadas que ficam para trás, algumas marcas mais profundas sempre ficam, nos fazendo entender que além daquele caminho já percorrido, é necessário percorrer outra distância semelhante em sentido oposto para que o horizonte a nossa frente, se mostre mais visível.
Os anos passam, permitindo ao longo da caminhada entender melhor os desafios que encontramos em nossos caminhos, é onde os pequenos aprendizados e as pequenas coisas fazem a diferença.

Por mais cético que possamos ser, com relação a diversas crenças e costumes, existem pequenas coisas que nos surpreendem e nos ajudam a dar uma direção diferente à nossa vida. Lembranças, momentos ou passagens inexplicáveis que desenham o que podemos encontrar logo adiante, fazem parte destas pequenas coisas.
Deus sempre nos dá um caminho, cabendo a nós segui-lo ou não.

A ótica do passado, sempre busca uma relação com o presente, que sem dúvida, em algum momento nos fará justificar para nós mesmos, o porquê de nossas derrotas, de nossas vitórias, dos maus e bons momentos. São as pequenas coisas que deixamos de observar.
Em algum momento de nossas vidas, haverá no caminho de cada um, uma, duas... ou inúmeras porteiras que você deverá abrir, podendo significar o começo de algo novo, ou a seqüência de tudo, significando que cada minuto que passa é uma nova chance que temos para mudar nossas vidas, mudar as pequenas coisas.

Todos são momentos raros e únicos, momentos no tempo que não voltam mais.
Há momentos especiais na vida que nos conduzimos a algumas reflexões necessárias, momentos de reflexão e decisão que na verdade geralmente acabam sendo adiados..., por indesejáveis que são, ou por acreditar que ainda não é o momento, ou por puro receio de enfrentar as duras decisões de nossas vidas.
E quando não as fazemos, muitas vezes passamos a andar em silêncio no vazio das nossas vidas, quando já não há mais vida para se viver. São as pequenas coisas que tememos.

Nos momentos de reflexão, passamos madrugadas acordados pensando no tempo que deixamos para traz, pensando nas palavras que deixamos pelo ar..., pensando na vida que se foi, ou que ainda está por vir.
Freqüentemente nos sentimos tristes, isolados, e por mais que tenha um mundo a nossa volta, há momentos em que nos sentimos sós. São as pequenas coisas que deixamos de viver.

Sabemos que muita coisa que ficou pelo caminho, não se pode mais resgatar. Mas sabemos também que não queremos mais ter de olhar para traz e ver que o caminho que deveríamos percorrer, era outro.
Passamos boa parte de nossas vidas dedicados a realizar o que achamos justo e correto, olhando por muitas pessoas e tentando mostrar por onde elas devem seguir, mas sem saber que corremos o risco de viver uma vida... sem nós.
São as pequenas coisas que passam despercebidas.

Todos nós podemos um dia adiar qualquer sonho, mas jamais podemos tomar a decisão de abandoná-los.
Acredite, nossas vidas são feitas de momentos, e os detalhes destes momentos é que devemos saber viver e enfrentar.
Seja na despedida, seja no encontro, a vida sempre lhe reservará momentos únicos. Porém, nunca deixe apenas o coração te levar, a razão precisa estar sempre sóbria, para que os sentimentos que deixamos transparecer constantemente, não machuquem a quem muitas vezes desprezamos. As pequenas coisas também magoam.

Não devemos ser irresponsáveis com quem gostamos, ou que de alguma forma admiramos em nossa vida.
Não é aceitável brincar com os sentimentos alheios.
Pessoas que correm e buscam a mesma direção, podem no final de uma jornada se encontrarem e dividirem um mesmo universo, mas podem também seguir caminhos opostos.
Devemos estar preparados para as pequenas coisas que podem mudar nossas vidas.

As pequenas coisas aproximam, mas também podem nos separar.
As melhores coisas da vida, são aquelas que estão mais longe do nosso alcance, e pense, que se tudo fosse realmente tão fácil, tão ao nosso alcance, que sentido insignificante teria a vida de cada um de nós, diante deste mundo tão imenso, desconhecido e cheio de surpresas.

Convém lembrar aos jovens, que nas pequenas coisas, um coração apaixonado não costuma ouvir ninguém, muito menos a própria consciência. Por isso, muitas vezes, esforce-se lutando contra sí mesmo.
Aos de mais idade, são nas pequenas coisas, que encontramos também a experiência, que muitas vezes, ainda trazem a sombra das incertezas.
A emoção de alguém que partira sem retorno, leva consigo a beleza de muitos momentos que não voltarão jamais. São as pequenas coisas que devemos saber conviver e aceitar.

Nas pequenas coisas estão também os sonhos, porque sonhar... da vida não exige nada, enriquece a alma e contagia nossos corações.
Muitos, são sonhos simples, mas é da simplicidade das coisas mais belas é que mais sentimos falta, quando é claro, elas já nos faltam.
A vida é como um sono profundo, onde sonhamos constantemente, esquecendo e desprezando geralmente as pequenas coisas.

Pegar carona na história dos filmes que inspirem um drama ou um romance, viver a vida dos personagens, viver as fantasias de um romance mágico e impossível de se encontrar, mesmo na eternidade, faz parte das pequenas coisas, dos pequenos prazeres.
Nos identificar com os personagens, nos comover com as belas histórias, nos encantar com as belas paisagens, nos alegrar com os finais felizes. São pequenas coisas que não podemos deixar de viver.
Gostar do campo, do cheiro da terra, do verde das matas. Interagir com a natureza.
Gostar de uma boa música, que embale nosso estado de espírito em um momento especial. Pegar a estrada, sair, viajar, conhecer novos lugares, novos rostos. Gostar das pequenas coisas simples e saudáveis, é gostar de ver o mundo de frente.

Acredite na obstinação, nas suas convicções e nas suas aptidões, como elemento principal para alcançar seus objetivos na vida.
Não tenha medo de assumir seus erros, suas responsabilidades. Erre, mas erre dentro das possibilidades de todo ser humano, por que tudo isso são apenas pequenas coisas, diante de todas as possibilidades que o mundo te oferece.
Junte o máximo de pequenas coisas e você construirá a grande obra da sua vida.
Juan de Marco
Enviado por Juan de Marco em 29/04/2009
Reeditado em 30/05/2009
Código do texto: T1566072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.