Imagens e palavras

(Para Leila)

Às vezes nossa conexão com alguém é grande. Às vezes sentimos de longe as dores de nosso semelhante. Às vezes nossos sentimentos se coordenam, e mesmo que não possamos emprestar ou tomar emprestado um ombro amigo, eles estão ali, à espera.

Às vezes - não, quase sempre - uma imagem é mais que uma imagem. Uma foto tirada numa ocasião especial guarda dentro dela sensações que muitas vezes passam despercebidas aos olhos da maioria, mas que para alguns, tem um significado maior. Por isso uma imagem não apenas vale mais que mil palavras, porque ela diz mais do que mil palavras possam dizer, já que fala do indizível que se oculta em cada um de nós. Principalmente para aqueles que têm dentro de si uma sensibilidade exacerbada, um amor desmesurado, um carinho que extrapola o meramente físico...

Esta é uma homenagem a minha querida amiga e escritora aqui do Recanto, Leila Marinho Lage, que é uma destas pessoas. Ela fez este pedido no comentário de um texto meu, assim mesmo, como segue abaixo:

"Cabelinho, posso pedir uma coisinha on line? Né por nada não. É só porque eu te conheço um pouquinho, só um pouquinho, e por isso vou pedir uma coisa só: Sabe aquela foto que nós tiramos naquele dia muito gostoso, naquele dia do nosso encontro? Aquela em que vc estava de pernas tortas, toda sorridente no meio da rua e que depois disse que estava toda desconjuntada? Lembra quando vc viu na máquina fotográfica? Vc odiou aquela foto, mas ela diz muito sobre a criança que vc tem dentro de si e que nos encantou - nós todos que estivemos juntos em um dia muito especial, numa união de amizade e amor, crianças brincando com a vida. Coloque aquela fotinho, nem que seja um dia só. A gente vai rir, todos rirão e lembraremos de coisas tão próximas que não podem ser apagadas. Vc estava lindinha. Não uma beleza apenas física, mas uma beleza de criança, a criança que todos nós naquele dia fomos. Eu juro que coloco alguma outra foto horrível minha, juro..."

A foto à qual a Leila se refere foi batida pelo Fernando Brandi em Santos, SP, no dia 7/6/2009. Eu coloquei no perfil, conforme ela havia pedido, mas já tirei. A homenagem, contudo, fica.