“Mala” direta: um alerta

Wilson Correia*

Car@s amig@s do Recanto das Letras.

Transcrevo, a seguir, uma mensagem que recebi por e-mail. Ao final, tenho uma alerta a fazer a@s car@s amig@s que me visitam.

Como nesse mundo tudo pode acontecer, na cabeça de quem me enviou essa mensagem, eu sou uma pessoa que precisa emagrecer. Veja a mensagem! (entre “aspas”, pois é transcrição literal do texto que recebi).

“Olá Wilson,

Meu nome é (...) e sou a responsável pelo programa (...).

Tenho o prazer de lhe informar que você foi um dos escolhidos para ser beneficiado pelo meu programa com condições muito especiais.

Deixe-me explicar como...

Estou procurando pessoas que gostariam de se tornar o meu novo 'caso de sucesso', perdendo peso, ganhando saúde, ficando mais belas e mais bem dispostas.

Como você poderá ver, nosso programa é revolucionário e você se surpreenderá ao entrar para a nossa comunidade que já possui inúmeras pessoas bem sucedidas.

Para que você tenha idéia da importância da minha proposta estou liberando o programa de emagrecimento online (...) especialmente para você por apenas R$ 18,95, ao invés do preço padrão de R$ 39,90.

Minha única condição é que, uma vez atingidos seus objetivos, você concorde em:

1- Me escrever um e-mail contando seu sucesso

2- Permitir que eu use sua história para inspirar outras pessoas

Quando você for escrever sobre seus resultados, não se esqueça de contar quantos quilos você perdeu e como você está mais saudável e com uma aparência melhor.

E o mais importante: não deixe de dizer como foi tomar a decisão de ter um novo estilo de vida e como seus amigos e sua família te elogiaram ao notar a diferença.

Se esta proposta lhe parece razoável, clique aqui [Pensei: NEM COM REVÓLVER NA CABEÇA!!!].

Sinceramente,

(...)

PS. Por favor, se não quiser aceitar este convite feche imediatamente este e-mail. A oferta é limitada apenas aos primeiros convidados, pois não teríamos condição de dar a devida atenção a todos os interessados e isso não seria justo com os membros que já fazem parte do programa.

Se preferir, copie o link abaixo e cole no seu navegador [Pensei: NEM QUE A VACA TUSSA!!!]”.

A realidade:

1. Não estou precisando emagrecer. Pelo contrário: preciso é ganhar uns quilinhos a mais.

2. Não clico em nada que eu não conheça, de modo algum, sem exceção.

3. Não copio endereços estranhos para colá-los no meu navegador, em hipótese nenhuma.

4. Que critérios foram usados para que eu fosse “escolhido” por essa pessoa?

5. Aqui o alerta: os comandos, tais como “clique aqui”, “copie e cole” e assemelhados podem ser maliciosos. Note que eles aparecem no imperativo, como se eu fosse um autômato que obedecesse a comandos de estranhos, sem mais, nem menos.

5. Espero que você, caso receba algo igual, ou semelhante, também faça o mesmo que eu fiz, senão seu computador se encherá de vírus, além de que suas senhas e seus dados pessoais correrão o risco de serem roubadas.

6. Seja espert@! Só conhecidos merecem confiança. Em se tratando de conteúdos virtuais, se houver dúvida, o melhor a fazer ainda é mandar tudo intacto para a lixeira!

Era só essa que me faltava: eu, magro da Silva, recebendo proposta de programa para emagrecer.... Ainda por cima, com um monte de ordens para eu obedecer.

Só mesmo "malas-sem-alça", que dispõem de tempo para tentar fazer os outros de trouxas, arriscam uma coisa dessas. Pode um negócio desse?

_________

*Wilson Correia é filósofo, psicopedagogo e doutor em Educação pela Unicamp e Adjunto em Filosofia da Educação na Universidade Federal do Tocantins. É autor de ‘TCC não é um bicho-de-sete-cabeças’. Rio de Janeiro: Ciência Moderna: 2009. Endereço eletrônico: wilfc2002@yahoo.com.br