O QUE É O OLHAR POETICO

O QUE É O OLHAR POÉTICO

Marcial Salaverry

Para podermos usar o olhar poético, é preciso consultar o seu Manual de Instruções.

É preciso entender que é vital para nossa alma, sabe-lo usar para que possamos ver sob outro enfoque as coisas práticas da vida.

Assim a vida poderá adquirir uma tonalidade melhor, poderemos ver as coisas com a alma, esquecendo um pouco a fria praticidade com que sempre somos brindados por todos.

É importante que nossa alma conserve o olhar infantil com que as crianças enxergam o mundo, sem preconceitos, sem manias ou maneirismos. O olhar adulto começa a observar diferenças sociais, raciais e fisicas, que o olhar infantil, ou mesmo o olhar poético não capta, sempre na busca da exposição anímica.

E viver a vida com esse enfoque desprovido de preconceitos, de orgulho, do famoso "eu sou mais eu", nos permite, com toda a certeza, ter uma muito melhor qualidade de vida, pois nos sentiremos com a alma mais leve, e principalmente, com uma melhor aceitação para possiveis adversidades que possamos sofrer. Saberemos melhor nos desvencilhar de problemas, se esquecermos esse frio e extremamente racional olhar adulto. Saberemos melhor ver e aceitar defeitos e virtudes daqueles que nos rodeiam.

Se na vida precisamos ser racionais, podemos sê-lo, sem contudo, esquecer que a vida é uma poesia, e é um milagre que deve ser bem aproveitado.