ASSIM SÃO OS SENTIMENTOS AFINICOS

ASSIM SÃO OS SENTIMENTOS "AFINICOS"

Marcial Salaverry

Simpatia... Antipatia... Afinidades...Carinho... Amizade...

O que são? Como se explicam?

As "afinidades" que sentimos com determinadas pessoas. O que será que explica isso? Por que será que existem pessoas com as quais sentimos uma comunhão tal de pensamentos, que logo passa a idéia de um longo conhecimento, apesar de sequer as conhecermos? Realmente, é um caso digno de estudos.

Paralelamente a esses casos de "comunhão pensativa", de atração e interesses inexplicáveis, existem outras pessoas, por quem sentimos uma barreira intransponível de rejeição. Aquele tradicional: "não sei porque, mas não vou com a cara dele..." Aliás, diga-se de passagem, para mim pelo menos é impossível ir com a cara de quem quer que seja, afinal já tenho a minha cara, e é com ela com quem vou para todos os cantos...(que remédio).

Isso realmente é curioso. Há que se notar que não é só nos conhecimentos pessoais que isso ocorre. Até mesmo via Internet acontece. Basta ler determinadas mensagens, que nosso subconsciente imediatamente classifica quem nos escreveu como "afínico", ou "desafínico" (aproveita, Aurélio).

A única explicação mais ou menos lógica que encontro, são eventuais "encontros de vidas passadas" que determinam tais e quais reações, pois à luz da razão não existe nenhuma lógica em porque gostamos ou não de determinadas pessoas que na maioria dos casos, sequer conhecemos.

Paira a dúvida no ar. Se alguém tiver outra explicação, algo que explique bem explicativamente, peço explicar, sem complicar, esse inexplicável mistério de afinidades e "desafinidades"...