É BOM TER UMA BELA AMIZADE

É BOM TER UMA BELA AMIZADE

Marcial Salaverry

A amizade, sem dúvida alguma, é o sentimento mais lindo que pode unir duas pessoas. E o amor?, dirão alguns apressados... e vocês querem amor melhor do que aquele que é transmitido pela amizade?

A amizade não depende de interêsses, não se é amigo de alguém (quando eu falo amigo, é na verdadeira e real acepção da palavra), só porque ele é rico ou influente (pode ter-se interêsse em usufruir sua companhia, e isto não é amizade).

Não se é amigo de alguém, só porque é bonita (o) e gostosa (o), porque aí já existe o interêsse carnal... Não é amizade, convenhamos. Alguns poderão dizer que se pode ser amante e amigo, mas, se você ver a pessoa amiga em colóquio com outra pessoa, o máximo que poderá sentir será curiosidade para saber o que conversam, ou preocupação, se souber que o interlocutor não é pessoa recomendável. Agora se você ver a (o) amante em colóquio com outro alguém... Bem, aí a figura muda de negócio (ou ao contrário). De acordo ?

Amizade, meus amigos (considero todos vocês assim, do contrário, não estaria dirigindo esta mensagem), é algo que transcende quaisquer outros sentimentos, pois não temos ciúme de nossos amigos, não temos sentimento de posse sobre eles (são nossos amigos, e de muitas outras pessoas também). Se nossos amigos têm problemas, esses problemas passam a ser um pouco nossos também, e se algo pudermos fazer para ajudá-los, fá-lo-emos, mas se nada pudermos fazer, ao menos conseguiremos, em nome da amizade, dar ao menos apoio moral, um ombro amigo, que em muiitos casos é muito mais importante e necessário do que ajuda material.

E nisso, a Internet é de uma valia imensa, pois pode ser usada para a comunicação rápida, mesmo se as pessoas amigas estão longe, pois a rapidez e facilidade de comunicação consegue fazer com que sintamos a presença.

Portanto, a divulgação da amizade é sem dúvida o maior benefício da Internet, apesar dos outros milhares de benefícios que ela proporciona, e que seria exaustivo e desnecessário repetir, pois todos nós usamos e usufruimos deles.