QUERER, PODER, DEVER

Querer, poder, dever

(Analise situações diferentes em cada nuança)

Eu quero demais, quero muito, mas não posso, isto é, não tenho condições práticas, e também talvez eu nem devesse mesmo... (Conclusão: talvez não conclua);

Eu não quero, mas poderia se quisesse pelos meus recursos, e também decisivamente não devo! (conclusão: talvez não conclua);

Eu quero, e posso, mas infelizmente não devo (a lei simplesmente não permite)!

(Conclusão: está mais arriscado concluir, mas talvez não conclua ainda por receio de consequências);

Eu quero, e eu posso fazer e realizar, mas será que deveria? (Conclusão: talvez conclua);

Eu nem sei se quero realmente, é complicado, e se me esforçasse eu poderia, e o importante é que devo, é minha obrigação fazer tal coisa!

(Conclusão: difícil dizer se vai ou não concluir por obrigação apenas);

Eu decisivamente não quero, e acho que não posso (mas posso na realidade, achar é só opinião, não fato) e para piorar ou melhorar, eu devo segundo todas as leis da natureza.

(Conclusão: talvez não conclua, mas bem que deveria concluir para o próprio bem de si e dos outros).

Só um ponto de vista sobre questões subjetivas! Nada de filosofia, hein! E se fosse, cada UM no seu galho! E não é esta a minha praia!

(Depois de algumas horas que escrevi este texto, eu dormi, antes eu pensei em algumas coisas, talvez nada relacionado a isso, e quando acordei veio-me à mente, relacionado a outro texto, que estou sendo o menino que quebrou algo, e está aqui se retratando agora, admitindo um erro: o que escrevi aqui se parece, sem querer, a um resumo da miniatura que somos! Na realidade não são três coisas e sim quatro! E isto de fato não seria então nada meu! Nada de criatividade, nada de percepção própria, embora eu achasse que sim, mas se copiei de algum modo, foi sem querer, sem pensar que estava fazendo isto, sem saber, e vi que até o quarto item está incluído, embora de modo oculto... que estranho, não? O verdadeiro mérito então cabe a Deus, que possui aquelas quatro coisas em perfeita harmonia, e nós ainda não, mesmo sendo nós miniaturas Dele!) PS Agora não posso deixar um riso costumeiro, porque se quebrei um copo sem querer, eu tenho que abaixar a cabeça, e ver que disciplina vou receber! Ainda bem que este Pai é amoroso... (Analise bem o que foi escrito, porque às vezes queremos algo, mas não temos condições de ter, nem devemos ter, e o contrário também é válido: não queremos fazer ou ter, mas devemos e podemos...)

Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 30/08/2010
Reeditado em 13/11/2013
Código do texto: T2467744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.