ENTENDENDO A ADOLESCENCIA

ENTENDENDO A ADOLESCENCIA

Marcial Salaverry

Para que se possa entender a adolescencia, não podemos nos esquecer de que um dia fomos adolescentes...

A época muda mas o jeito adolescente de ser e sua natural rebeldia contra o status quo é o mesmo, pois a adolescencia foi, é, e sempre será o complicado intervalo entre infancia e maturidade. O cérebro muitas vezes se recusa a admitir que não é mais criança, e que é preciso mudar o pensar, pois já é chegada a hora de decisões

que poderão determinar o futuro.

E é justamente nesse momento que o espirito decide se rebelar contra tudo que lhe é imposto.

Tudo o que até então era lei, passa ser ilegal, ou não presta. A experiência dos mais velhos não lhes serve, mas eles não tem nenhuma experiência em que se apoiar para tomar suas decisões.

Então, como ficamos? O que fazer?

Essa fase da vida é extremamente perigosa. É preciso muita compreensão dos adultos, para saber pelo menos orientar por qual caminho será mais adequado seguir. Eles desejam conhecer opiniões, mas não aceitam imposições. Não querem as chamadas verdades absolutas, do tipo, "é assim porque é assim..." Querem explicações.

Não querem sentir-se pressionados ou direcionados. É preciso ter habilidade para saber mostrar-lhes o mais adequado. Não podemos nos esquecer que já fomos adolescentes, e como pensávamos e as cabeçadas que demos.

Diálogo é fundamental. Saber ouvi-los e saber com eles falar. Saber bem mostrar os perigos de certas "maravilhas" que aparecem pelo caminho. Não é suficiente dizer que drogas, fumo, bebidas fazem mal. Tem que explicar o porque fazem mal, o que podem fazer ao organismo.

Se faltar a orientação adequada, as consequencias poderão ser as piores possiveis.