DEFININDO O QUE É HUMILDADE

DEFININDO O QUE É HUMILDADE

Marcial Salaverry

Ser humilde não é simplesmente abaixar a cabeça e aceitar tudo o que lhe é imposto...

Um ser humilde, para ser humilde, deve sua posição conhecer, e ereto se manter...

Prefiro dizer para vivermos com simplicidade, porque muitos confundem o termo humildade...

Humildade, é simplesmente a ausencia do orgulho exacerbado...

Aquele orgulho que procura se impor, que fere e agride...

Humildade é saber respeitar e saber ter consideração por seus semelhantes.

Orgulho e soberba a nada conduzem...

Humildade e determinação é o que pode nos conduzir a vitorias na vida, e a uma vida de vitórias.

As principais virtudes que estão a nosso alcance, mas nem sempre as utilizamos, são justamente:

A humildade, para saber reconhecer nossas limitações e o conhecimento alheio, assim como o respeito aos direitos, conhecimentos e limitações de nossos semelhantes, sabendo ter a capacidade para analisar situações, evitando passar por cima de outrem, e para evitar penas, temos apenas que saber ultrapassar nossas limitações, reconhecendo-as, aceitando-as, e procurando superá-las.

Devemos igualmente desenvolver nosso espírito de solidariedade, algo que nos permitirá, ao invés de criticar a falta de conhecimento de alguém, procurar ensinar-lhe o que não souber, para que possa aprender e chegar a nosso nível, pois se algo temos para ensinar, temos muito mais para aprender, pois ninguém detem o "conhecimento total e absoluto", e assim, devemos ter a humildade para reconhecer nossos pontos falhos, a determinação para superá-los, e a solidariedade para dividir nossos conhecimentos com aqueles que deles necessitam.

O importante é cada qual fazer pelo menos sua parte.