A PORTA NEGRA

A PORTA NEGRA

Era uma vez, no país das mil e uma noites...

Um Rei muito polêmico por causa de seus atos. Ele pegava os prisioneiros de guerra e levava para uma enorme sala.

Os prisioneiros eram enfileirados no centro e o Rei gritava, dizendo:

- Eu vou dar uma chance para vocês. Olhem para o canto direito da sala.

Ao olharem, os prisioneiros viam alguns soldados armados de arcos e flechas, prontos para agir.

- Agora - continuava o Rei -, olhem para o canto esquerdo.

Ao olhar, todos os presos notavam que havia uma horrível e gigantesca porta negra. Crânios humanos serviam como decoração e a maçaneta era a mão de um cadáver. A cena era horripilante!

O Rei posicionava-se no centro da sala e gritava:

- Agora escolham: Morrer cravados de flechas ou abrir rapidamente a Porta Negra e entrar, enquanto tranco vocês! Agora decidam, vocês têm livre arbítrio! Escolham!

Todos os prisioneiros tinham o mesmo comportamento: na hora de decidir, chegavam perto da grande Porta Negra, de mais de cinco metros de altura, olhavam para os crânios, sangue humano, esqueletos, aspecto infernal... E imploravam: “Queremos morrer flechados!”

Um a um, todos agiam assim: olhavam para a Porta Negra e para os arqueiros da morte e diziam ao Rei:

- Prefiro ser atravessado por flechas a abrir a Porta Negra e ser trancado lá.

Milhares optaram pela morte por meio das flechas!

Mas, um dia a guerra acabou e, passado algum tempo, um daqueles soldados flecheiros estava varrendo a enorme sala, quando o Rei adentrou o salão. O soldado, com toda reverência, disse ao Rei:

- Sabe, ó grande Rei, não se zangue com seu servo, mas, eu sempre tive curiosidade e agora que acabou a guerra... O que existe além da Porta Negra?

Ao que o Rei respondeu:

- Lembra que eu dava aos prisioneiros duas escolhas? Pois bem, vá e abra a Porta Negra!

O soldado, trêmulo, virou cautelosamente a maçaneta e sentiu um raio puro de sol beijar o seu rosto e o chão da enorme sala. Abriu mais um pouquinho a porta e mais luz e um gostoso cheiro de verde inundaram o local. O soldado notou que a Porta Negra abria para um caminho que apontava para a grande estrada. Foi aí que o soldado percebeu que a Porta Negra levava para a liberdade!

fabiano da cunha
Enviado por fabiano da cunha em 28/10/2006
Código do texto: T275738