::. Quando se perde um amigo
O que sentimos quando perdemos um amigo? Uma dor imensa que dificilmente conseguiríamos mensurar o seu tamanho. Falar de um amigo é fácil, difícil mesmo é conseguir expressar em palavras o que ele representa pra nós. Melhor amigo, companheiro de jornada, ombro amigo. Ficaria aqui por horas e não conseguiria encontrar uma única expressão para definir um verdadeiro amigo.
As pessoas que amamos não deveriam partir, jamais. Essa dor que aperta o peito e nos arranca lágrimas por dias seguidos, nos traz de volta a lembrança dos momentos partilhados ao longo da vida. Momentos que não serão esquecidos. As conversas jogadas fora, as bebedeiras, as confidências ao pé do ouvido, a cumplicidade, os sorrisos, as lágrimas na despedida e as promessas de novos encontros.
Morrer faz parte da vida. Mas quando perdemos uma pessoa que amamos é como se nos faltasse o chão. É um sentimento de perda irreparável. Perdemos o rumo. Bate a saudade. A vontade de ter dado o último abraço, o último beijo, o último adeus. Nessa hora, não há uma palavra que realmente sirva de consolo, que diminua a dor.
Com a notícia recebida, além das orações e desejos de força, conforto, superação, vem sempre indagações como, “ah, se eu soubesse”, “ah, se eu pudesse voltar no tempo”...
Em busca de vestígios de sua presença em nossas vidas, vasculhamos mensagens deixadas no celular, nas caixas de e-mails – que por muitas vezes, nossa falta de tempo impediu-nos de respondê-las – e que ele constantemente nos enviava, com o intuito de tornar o nosso dia melhor. Mensagens de amizade, de fé, de esperança, de alerta... Foi a forma que ele encontrou para nos mostrar que estava sempre ali, presente, mesmo que distante.
Por isso, a importância de dizer aos que amamos o quanto eles significam para nós. Buscar conhecer o outro cada vez melhor, e deixar bem claro, que a distância não é impedimento para fortalecer os laços de amizade, de amor, de carinho, de respeito. E que você estará ao seu lado aconteça o que acontecer.
É preciso transformar em gestos e palavras tudo aquilo que se passa em nosso coração. Compartilhar essa alegria com quem se ama, abrindo nosso coração sem reservas.
Se você gosta de alguém, fale, demonstre. Precisamos semear amor, colher amor, partilhar amor, viver o amor. Não podemos deixar que pessoas entrem e saiam de nossas vidas sem que elas saibam o verdadeiro valor que têm para nós.