A amizade... Você é meu amigo ou amigo da onça?

Amizade pra mim é coisa séria. Tenho poucos amigos, dá pra contar nos dedos...das mãos. E se contar direititinho, dá pra contar numa mão só.

Fidelidade, complacência e cumplicidade são os princípios básicos que valorizo numa amizade. Não compreendo uma pessoa que diz ser amiga e fala de si pra todo mundo e de todo mundo pra todos. Restrinjo os assuntos que podem ser relatados e a quem relatá-los.

Na persistência renego também muita coisa, porém há o que não suportar. Por isso desisto de alguns.

Tem um provérbio que indica mais ou menos o quero dizer: "Você é amigo da onça ou é meu amigo?"

A moral deste provérbio começa assim: Um homem tinha um amigo em que ele confiava muito, tudo desabafava com ele. Às redondezas de seus sítios aparecia uma onça que devorava seus animais. Não havia nada que pudesse detê-la. Depois de várias tentativas fracassadas, o homem então conversava com o amigo: - Desta vez estou preparando uma armadilha que vai dar certo. Vou me esconder atrás do curral, quando a onça aparecer, não vou dar moleza, atiro imediatamente.

- Mas, se a espingarda não atirar? E se a onça ver você primeiro?

perguntou o amigo.

- Não, isso não é problema, estou com outra espingarda de reserva, desta vez ela não escapa! Disse o homem animado.

- Mas, se os cartuchos estiverem velhos e não dispararem?

- Isso também não é problema, tenho cartuchos novos.

- Mas, e se a onça vier por trás de você? Insistiu o dito amigo.

Então o homem não aguentou e clamou sufocadamente: - Afinal de contas, você é meu amigo ou amigo da onça? "

Não sabia ainda o homem, que o considerado amigo havia dito pra outra pessoa que desconfiava que a história da onça era invenção...

Nota: O pior de tudo numa amizade é quando a pessoa que você confia como amigo, desconfia de sua palavra.

Gecildamaria
Enviado por Gecildamaria em 10/11/2011
Código do texto: T3328810
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.