JUTÂMI E AS FORMIGAS
Jorge Linhaça
 
Jutami e o mestre estavam sentados junto a uma árvore, descansando da jornada.
Os olhos atentos do mestre, observavam as formigas em sua labuta em busca de comida.
Jutami quis saber do mestre o que ele achava de interessante naqueles insetos, mas o mestre apenas lhe disse...diga-me você, Jutami, o que podemos aprender com as formigas. 
Jutami passou a observar os insetos e disse ao mestre:
- As formigas estão sempre trabalhando...carregando as folhas para o formigueiro, armazenando alimento.
-Sim, Jutami, respondeu o mestre, isso é verdade...mas o que mais observas nelas?
Jutami observou ainda mais os insetos buscando entender ao que o mestre se referia.
Após mais alguns minutos de observação, disse ao mestre:
-Percebo que elas andam sempre em grupo, que são seres sociáveis...
-Sim, disse o mestre, e o que mais...
Jutami respondeu, algumas parecem diferentes das outras, são maiores e não carregam as folhas...
Sim Jutami, essas são os soldados, disse o mestre calmamente...
Podemos aprender muito com as formigas, apenas as observando...
Quanto mais observamos as formigas mais podemos entender o ser humano, em suas diferentes funções e condutas...
Jutami passou a observar as formigas com maior cuidado a partir daquele dia, e sempre que as observa encontra algo que lhe passara despercebido.
 
Você já observou as suas formigas hoje?
 
Um maravilhoso dia repleto de luz e alegria para todos.
 
beijos carinhosos
Jorge linhaça