A vida!

Hoje é dia de falar na nossa mãe.

Fiquei me perguntando o que,na minha vida, havia mudado quando minha mãe morreu. Aparentemente, não mudou muita coisa. Minha mãe até os 92 anos viveu na mesma casa. Era uma mãe atenta mas, independente. Nós, os filhos, sim... fomos mudando. Primeiro de casa, depois de interesses. Cada um fundou seu próprio núcleo, se dedicando ao trabalho e a criação de seus filhos. Minha mãe era a mesma! Quando tínhamos necessidade... aproximávamos dela e, ela nos atendia com a mesma alegria e atenção. Era confortável ter, nela, esse porto! Minha mãe não tinha queixas dos filhos...mesmo quando demorávamos a ir vê-la. Ao contrário, ela se orgulhava de estarmos, todos nós ,cuidando de suas vidas e de suas crias! Pra ela, era isso o mais importante! Foi isso que ela sempre esperou dos filhos! Só! Nada mais! Ela dizia..."se existe um Deus, e eu acredito que exista, ele só vai cobrar de nós uma coisinha...o que fizemos de nossas crias!?"

Vejam vocês, sempre ouvi dela essa frase. Quando,já adulta, estudando os Seminários de Lacan, me deparo com o conceito... Dívida Simbólica. Diz Lacan , mais ou menos, assim:" Dívida Simbólica é a dívida que temos com o nossos pais , não em relação a eles, mas, em relação aos cuidados que devemos ter com os nossos descendentes!" Esta é, segundo Lacan, a dívida que temos com nossos pais! Segundo minha mãe, a dívida que temos com Deus!

_Ines
Enviado por _Ines em 12/05/2013
Reeditado em 27/11/2014
Código do texto: T4286583
Classificação de conteúdo: seguro