CORAÇÃO, SÍMBOLO DA ATIVIDADE CRIADORA

O coração é o símbolo da atividade criadora. Tenha sempre o coração voltado para o objetivo que deseja alcançar. Alimentando o seu espírito com essa chama ardente jamais encontrará um “não” por resposta. Toda a sua personalidade seguirá a meta que o seu coração seguir. Lançando seu coração sobre seus objetivos, estará lançando sua fé sobre todas as dificuldades e, com isso, vencerá todas as barreiras, todos os obstáculos... Lançando a essência espiritual de seu ser sobre os empecilhos, certamente a sua parte material a acompanhará, trilhando o caminho da vitória.

Espere sempre o melhor e nunca o pior, porque você irá conseguir aquilo seu coração deseja. É o que estiver em seu coração, coisas boas ou más, fortes ou fracas que você haverá de receber.

Certa vez ouvi uma pessoa sábia me dizer: “Cuidado com o que deseja, pois será o que você receberá”.

Essa filosofia é de valor prático, como se verá pela experiência por que passou uma jovem que, certa vez, fora entrevistada por uma psicólogo: Ela havia marcado uma consulta com o psicólogo para as duas horas da tarde. Por ter sido um dia muito atarefado, aquele profissional, fora obrigado a chegar um pouco atrasado. Cinco minutos apenas.

Quando ele chegou ao consultório ela já o esperava na sala de espera. Estava ressentida com o atraso, percebia-se pela sua atitude, pois cerrara fortemente os lábios.

― São duas horas e cinco, doutor, marcamos a minha consulta para as duas, disse ela. A pontualidade é uma coisa que admiro sempre, acrescentou.

― Eu também. Sempre creio na pontualidade e espero que perdoará o meu atraso involuntário, respondeu ele com um sorriso.

Mas a jovem que não se achava em boa disposição, foi logo dizendo:

― Tenho um problema muito sério para apresentar ao senhor e desejo uma solução. ― Foi quase gritando que ela acrescentou. Desejo casar-me.

― Muito bem, respondeu ele. É um desejo

perfeitamente normal. Gostaria de auxiliá-la.

― Desejo saber por que não posso casar-me, continuou ela. Toda vez que começo uma amizade com um homem, passado algum tempo ele desaparece e é mais uma oportunidade que se vai. Falou depois com franqueza: Os anos vão passando e com eles a mocidade. O senhor dirige uma clínica que trata de problemas íntimos. Certamente tem experiência. Diga-me por que não consigo casar-me?

Depois de um breve tempo calado, procurando palavras para se dirigir àquela jovem,, pois, precisava falar a ela com franqueza,, talvez coisa que ela não gostasse de ouvir. Confiante de que ela estaria à altura para seguir seus conselhos e corrigir suas dificuldades pessoas, disse-lhe então.

― Bem, analisemos agora a situação. Percebe-se que a senhorita é dotada de um espírito bom e de interessante personalidade. Permita-me dizer que é muito bonita. Depois de todos esses elogios a ela atribuídos, ele falou francamente: ― Creio que estou vendo suas dificuldades. Vejamo-las.

A senhorita censurou-me porque cheguei cinco minutos atrasado. Foi realmente muito severa para comigo. Por acaso, alguma vez a senhorita percebeu que essa sua atitude representa um defeito muito grave? Creio que um marido teria sérios problemas se fosse tratado assim com tamanha rispidez. Essa atitude de dominá-lo, tornaria a sua vida matrimonial desagradável. Saiba que, o amor não pode viver sob o domínio.

A senhorita tem um modo de cerrar os lábio que indica uma atitude prepotente. Ge-ralmente o homem, é bom que saiba, não gosta de ser dominado. E acrescentou. No ca-samento deve haver equilíbrio. Creia, a senhorita se tornaria muito mais atraente se não cerrasse assim os lábios. Será necessário mostrar-se mais terna, ter certa doçura, para que se possa encontrar a verdadeira felicidade.

Observando como ela se trajava, disse-lhe francamente: Observei-lhe o vestido, custara-lhe muito dinheiro, creio, mas não lhe cai bem. Talvez o que vou lhe falar não lhe agrade ― disse o psicólogo― Seria de bom grado se a senhorita fizesse com que esse vestido lhe assentasse melhor. Ele sabia que esta sua descrição seria deselegante, mas a jovem se mostrou de boa paz, achando graça, até sorriu! Aproveitando o clima, ele continuou: Talvez lhe caísse melhor um arranjo nos cabelos, noto que estão um pouco soltos, poderia acrescenta-lhe também um pouquinho de perfume, apenas um pouquinho. Porém, o mais importante é adotar uma nova postura, postura esta, que evitará rugas precoces neste rosto angelical e porá em evidência todo o seu encanto.

Sim senhor, nunca esperei que fosse receber conselhos tão importante como estes; prometo-lhe que os colocarei em prática. Ela despediu-se do psicólogo, saindo

do consultório com nova perspectiva de vida.

Passaram-se alguns anos, ele já nem se lembrava mais dela.

Certo dia numa cidade, depois que terminara o discurso, uma senhora encantadora, acompanhada de um homem muito simpático e de uma criança de mais ou menos dez anos de idade, aproximara-se dele, perguntando-lhe com um sorriso:

― Como assenta ele agora?

― Assenta o que, indagou ele admirado com aquela pergunta sem nexo.

― O meu vestido, explicou ela. Acha que assenta bem? Ele ficou bastante confuso e respondeu: ― Sim, assenta bem. Mas por que me faz essa pergunta?

― O senhor não está me reconhecendo?

― Tantas pessoas passaram pela minha vida, disse ele, francamente, não estou a reconhecendo.

Ela fez com que ele se lembrasse da conversa que tiveram em seu consultório anos atrás.

― Quero que conheça meu marido e meu filhinho. O que o senhor me disse naquele dia foi de suma importância na minha vida. Coloquei em prática seus ensinamentos, mudei de vida, mudei minhas atitudes e hoje sinto-me uma mulher realizada. Obrigada, doutor.

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 02/06/2013
Código do texto: T4321991
Classificação de conteúdo: seguro