Feliz 2014....Haja coração!

2014- Haja coração!

Jorge Linhaça

Preste a romper o novo ano, os festejos de sempre, com os artistas carimbados e uma ou outra novidade vão preencher os a palcos armados nas mais diversas cidades.

A tradição da queima de fogos para afastar “os maus espíritos” ou as coisas negativas do ano vindouro, serão um espetáculo pirotécnico á parte que consumira uma parte razoável da renda dos municípios na esperança de gerar algum retorno posterior.

2014 promete fortes emoções...vem aí a Copa do Mundo no Brasil e a expectativa de evitar um novo “Maracanazo”... A Torcida Brasileira, hoje mais clubista do que outra coisa, vai torcer contra ou a favor, de acordo com os convocados, com os titulares e claro, de acordo com os resultados que se forem conseguindo. Todos querem gritar o Hexacampeonato...

Ao mesmo tempo ao olhar para estádios construídos a toque de caixa e por questões muito mais políticas do que esportivas, ficará sempre aquela pulga atrás da orelha sobre a utilização de bilhões do dinheiro público, de forma direta ou indireta, nesses estádios e a consequente não utilização dessa verba assombrosa na construção de hospitais e escolas de qualidade, entre outras coisas.

O tal legado da FIFA, até agora não apareceu senão na construção dos monstrengos de concreto, a melhora do transporte público, dos aeroportos e etc, são apenas promessas como outras tantas que não deverão sair do papel, ou que sairão a toque de caixa e de aqui a dois ou três anos ( se tanto) estarão tão degradadas que necessitarão de outros investimentos milionários para sua reforma.

Se o Brasil ganhar a Copa a eleição presidencial e dos governadores, deputados e senadores , ficará em segundo plano e o povo, inebriado pelo circo e pela propaganda maciça da nova glória nacional , comparecerá às urnas ainda mais despreparado e esquecido dos movimentos populares do meio do ano passado.

Enquanto Jornais/mídia estiverem comemorando a Copa, por certo deputados, senadores, vereadores, estarão votando projetos na calada da noite, longe doa holofotes da mídia.

Já posso imaginar os candidatos aos diferentes cargos apresentando-se com a amarelinha e fazendo discursos ufanistas sobre a hora e a vez do Brasil, prometendo medalhas para as próximas Olimpíadas de 2016...falando de milhões de investimentos que irão preparar os nosso atletas para disputar de igual para igual todas as modalidades, inclusive a tão desejada e dourada medalha olímpica do futebol.

Depois da eleição consumada, restará amargar outros quatro anos nas mãos de partidos que só penam no bem deles mesmos e relegam a população sempre a um segundo ou terceiro plano.

Dentro desse contexto, pode até parecer hipocrisia desejar um Feliz Ano Novo...mas a esperança é a última que morre e meu desejo é que cada qual tenha um ano novo melhor do que esta que se finda.