ELOGIO DE UM CRITÍCO EM LITERATURA

Queridos amigos e amigas recantistas dizem que é muito bom compartilhar com os amigos o que de bom acontece em nossas vidas. Ontem tive a honra de receber uma critica do critico em literatura Pedro Chimachi. Este fato me deixou muito feliz e torno publico o email que recebi do profissional literário, e que posto a seguir:




Pedro Chimachi 00:38 (10 hora atrás)

RONALD BALBACH


Que coisa linda! Adorei esta poesia.
Você faz as poesias como gosto de ler. É o mesmo pensamento meu. É assim que eu quero. Adorei suas poesias. Pode já descontar o valor do livro que eu já comprei.

Veja aqui Ronaldo os tipos de escritas de poesia:

brega-brega (usa os termos vagabundos)
brega-popular (melhora um pouquinho)
popular-popular (melhora mais um pouco)
popular-coloquial (boa)
coloquial-coloquial (excelente)

coloquial-científica ( ótimo - mais que excelente - poesia com cultura@ig.com.br>
- é a sua poesia - se enquadra a todos e ainda ganha conhecimento).

depois vem a científica-científica (está é a mais difícil de ler. Há somente termos difíceis) - claro que por ter conhecimento - adoraria poesias assim. Mas o que eu li - e percebi na sua literatura. Está ótimo. Gostei muito.

Está muito boa.


Fui crítico literário há 20 anos. Tenho 54 anos - 30 de profissão. Ok, Ronaldo. Um prazer imenso conhecê-lo. Eu já o conheço através de suas poesias.

Um abraço

Pedro Chimachi


Ronaldo Balbacch

São Paulo, SP, 18 de março de 2008.


Obs.   Eu não sabia que haviam tantos tipos de escritas de poesias. Então amigos entusiastas fiquem alertas a esta critica e em relação aos tipos de poesias. Deixo claro  que cada um escreve como quer não estou criticando os amigos porque a critica foi  dirigida para minha pessoa. E humildemente aprendi um pouco mais do que eu não sabia.

RONALDO BALBACCH
Enviado por RONALDO BALBACCH em 18/03/2008
Reeditado em 24/11/2013
Código do texto: T906256
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.