Um coração prudente!

Paula engravidara aos 18 anos, frágil, inexperiente, estava insegura quanto a nova fase que se iniciaria em sua vida.

Aninhou-se no colo da avó e acariciando sua barriga perguntou a bondosa senhora:

- Vovó, como agir na educação deste pequeno que esta em meu ventre? Amolecer ou endurecer meu coração?

A avó olhou bem nos olhos da neta e com a experiência de quem já criara 5 filhos e três netos, respondeu:

- Minha filha, os extremos são perigosos, terás que encontrar o equilíbrio.

- Se tiveres o coração mole demais, mimarás teu pequeno, e certamente não o prepararás para as negativas da vida, criarás alguém acostumado apenas com o “sim” e sabemos que nossa existência não se resume a isso.

- Não podemos ceder a todos os caprichos de nossos filhos sob o risco de criarmos criaturas sem limites.

Se endureceres o coração ficarás insensível aos problemas e dificuldades ou as alegrias e vitórias que teu filho irá lograr na caminhada evolutiva, amargarás tua vida e não aproveitarás os momentos emocionantes que certamente virão.

- Sejas um coração prudente!

- Apto a compreender os problemas e dificuldades inerentes as criaturas humanas e também com discernimento para saber o momento de repreender sem contudo ofender.

- Prime sempre pela coerência e tenhas no exemplo a praticar algo marcante e imorredouro que gravará na memória de seu filho a maneira correta de proceder ante a vida.

Um coração prudente ama com desprendimento.

Um coração prudente sabe a hora exata de falar e também de ouvir e se calar.

Um coração prudente respeita as diferenças naturais que possuem todos os seres humanos.

Sejas minha querida, um coração prudente!

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 01/03/2006
Código do texto: T117313