AFINAL O QUE É SER SOLIDÁRIO?

 

 

Definição de SOLIDÁRIO no dicionário PRIBERAM:

 

adj.,

designativo de pessoas que, de certo modo e dentro de alguns limites, respondem umas pelas outras; que se sente do mesmo modo; que dá apoio ou auxílio a; recíproco; interdependente.

 

Nos tempos de mídia onde ser “solidário” se transformou em moda torna-se especialmente complexo sentir esta dádiva em plenitude! Até a próxima tragédia onde as câmeras de TV encontrarão novo foco muitos estarão presentes, muitas vozes serão ouvidas, passeatas, protestos contra a violência, arrecadação de fundos para socorro de vítimas; propostas e abaixo-assinados para emendas constitucionais!

 

Impossível que eu realize ou emita juízo de valores acerca do assunto e tampouco a isso me proponho, pois, sequer posso definir-me como solidária ou não! Impossível avaliar e também não seria justo as razões de cada um. Porém, incomoda-me, sim, ver gestos que deveriam ser inerentes à natureza humana tratados como exceção; pessoas se digladiando a fim de aparecerem numa foto do matutino mais conhecido. É óbvio que existem os anônimos e para estes, a solidariedade é quase instintiva. Não são acomodados como o anonimato possa sugerir; entretanto, fazem da transformação moral bandeira diária e a ela se entregam em integralidade, porém, sem alardes!

 

Posso estar completamente equivocada e me penitencio se ofendo a sensibilidade de muitos; contudo, considero a solidariedade extensão dos laços familiares; uma inclinação íntima que compõe o caráter de cada ser! Como me considerar solidária se ignoro os padecimentos íntimos do meu irmão, do meu esposo, dos meus filhos, do meu cunhado, de um sobrinho, de um sogro ou sogra... ou dum amigo querido? Ou um estranho? Solidariedade demanda tempo, mas, é, sobretudo, gesto de amor que pode cansar, extenuar, entristecer e, contudo, nos fortalece intimamente para os desafios maiores que encontramos numa sociedade injusta e repleta de desigualdades! A solidariedade, creio, nunca é baseada em nossas revoltas e, sim, na nossa compreensão mediante o diferente, o contraditório, o que vai até mesmo contra nossas crenças! Solidariedade é combater o sectarismo que habita em nós!

 

Em meu trabalho, a cada novo dia, eu vejo exemplos de verdadeira solidariedade e me sinto pequena diante deles! São homens e mulheres que mergulhados na doença e nas perdas encontram a coragem para confortarem o outro, enxugar lágrimas, dividir um alimento, oferecer teto após a alta hospitalar de um morador de rua! São todos eles anônimos e talvez, através da dor tenham encontrado a pérola escondida dentro da ostra! Independente de seus valores ou crenças simplesmente se entregam à dignidade de serem humanos!

 

 

ps: dedico este texto aos pacientes do Hospital Universitário Getúlio Vargas que nesses 18 anos tanto têm me ensinado, e, especialmente fizeram com perdesse o “medo” de viver e ousar!