POR QUE AMAMOS

Talvez seja carência, simples fato de não querermos ficar sós. Mas porque ficamos sós conosco até mesmo acompanhados de várias pessoas?

Talvez seja o instinto, comportamento básico do ser humano como animal, procurando preservar e proliferar a espécie através de ações involuntárias ou voluntárias manter-se no sistema através das relações intercorporais Com os semelhantes. Mas por que fazemos questão ficarmos sós quando não vemos sentido para estarmos acompanhados ou até mal acompanhados?

Talvez seja a necessidade que nos faz, mesmo que estando com pessoas que às vezes nos parecem tão ignorantes, elas praticam o "prático" das relações entre semelhantes. Mas por que não as deixamos pelas que são mais apreciáveis comportamentalmente falando?

Talvez seja ação de feromônios ativos em nosso organismo, fazendo nos impressionar com as belas formas da pessoa na qual nos simpatizamos. Mas por que em idades avançadas e com corpos carregados pela longa labuta da vida, existem casais que desfrutam de uma ternura e que contra tudo e todos perdura?

Talvez seja uma resposta ao sexo oposto, seja homem ou mulher, para mostramos que existem outras pessoas especiais e que não podem achar que somos tolos e escravos ou simples joguetes. Mas por que essas pessoas mais especiais não tiram o lugar de quem nos proporcionou experiências intensas, nos tornando mais fortes?

Talvez seja um sentimento juvenil em relação a quem nos predispomos a viver através desta sintonia. Mas porque ate os idosos são tão juvenis em sua vivacidade e sabedoria?

Talvez não tenhamos acordado para certas agruras da vida, ou essas mesmas não nos tenham feito cair ainda. Mas como diante de tantos acontecimentos lamentáveis conseguimos tanta esperança nesse sentimento, mostrado pelo espelho de pessoas que sofrem ou sofreram bem mais que nós e suas palavras soam com tanta legitimidade e força a respeito deste sentimento?

Este sublime sentimento traz consigo tudo que nos torna melhores. A paixão nos encanta, mas o amor nos dá sobriedade ate nos atos mais corajosos e aparentemente loucos. Nos faz jurar sacrifício pessoal ate em coisas que aparentemente não são tão complicadas, mas quando vemos o fundo da alma de quem amamos, nosso esforço é mais obstinado por esse alguém.

É não sentir falta de si mesmo, sabendo que o que se vive tem fundamentos fortes no que se propõe sua decisão, pois sabe que no fundo não se perde nada, ganha quem da mais.

Eu, você e todos nós sentimos isso. Em alguns ainda não é tão profundo, mas todos acordam para essa verdade absoluta. É dar-se ao sacrifício pessoal esperando amar e amar mais.

É o não esperar retribuição, mas sentirmos que devemos fazer mais pela pessoa que amamos.

Ame sem medo. Não há sentimento mais sublime e que esta mais presente em nossos corações em todos graus da nossa sensibilidade. Somente amando conhecemos o mundo melhor, pois primeiramente conhecemos melhor a nós mesmos. Não fiquemos desamparados com as nossas perdas. Enquanto achamos que perdemos o nosso mundo, sem nos apercebermos conquistamos o nosso universo. Então do fundo do seu coração: Ame, Ame, ame...

Aluísio Bórden

Em 03/01/2009.

Aluísio Bórden
Enviado por Aluísio Bórden em 03/01/2009
Reeditado em 04/01/2009
Código do texto: T1365423
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.