A COMOVENTE HISTÓRIA VIVIDA POR UM SACERDOTE DA IGREJA CATÓLICA

A dramática chegada de Justin M. Sinyangwe

Texto extraido do site: www.ais.org.br

“Por favor, por favor nos ajude!” Um jovem suplica insistentemente ao padre Justin. O padre, que esta na missão de St. Kalolo’s, nordeste da Zâmbia, pára o seu carro, uma grande van. O jovem vem até a janela; ele estava muito agitado e sua voz falha ao falar. “Minha esposa está em trabalho de parto já faz 3 dias, por favor, o senhor pode levá-la até o hospital em Mbala? Por favor, ajude-nos!”

Padre Justin pede ao jovem para entrar no carro. Depois de aproximadamente um quilômetro eles chegam num vilarejo, onde se encontrava uma multidão um tanto quanto inquieta.

“Eu não tinha parado o carro ainda”, relata o padre Justin para um representante da Ajuda à Igreja que Sofre, “Quando uma jovem grávida, de aproximadamente 20 anos surgiu de uma das cabanas”. Ela estava com muitas dores. Três mulheres a carregavam, duas eram parentes e a outra era a parteira.

Depois de umas poucas palavras, decidiram colocar a jovem num colchão, na parte de trás da van, mas nenhum colchão adequado foi encontrado em toda vila. Não houve escolha, colocaram-na sentada no banco do passageiro. As outras três mulheres e o marido subiram na caçamba.

As mulheres levavam poucas coisas consigo, como algumas roupas, um balde e uma panela, nada mais. Então uma mulher de uns 80 anos se aproximou do carro para dizer adeus. Ela tocou no rosto da jovem em trabalho de parto, e, olhando em seus olhos, um fio de lágrima rolou em sua face. Foi um momento enocionante.

Em seguida, outra mulher se aproxima com uma palavra de conselho: “Quando chegar no hospital, diga para este senhor parar o carro e chamem a parteira”. O padre Justin explica: nem as mulheres e nem o jovem marido são cristãos, por isso todos chamavam o padre de “senhor”.

Agora 70 quilômetros separam o padre até o hospital de Mbala.

Será um percurso penoso devido as péssimas condições das estradas da região, pelos muitos buracos lá existentes. Mas não havia outra solução.

Foram quatro horas dirigindo em situações de extrema dificuldade.

No caminho, a cada solavanco, a jovem mãe gemia mais de dor.

“Tudo isso foi, por assim dizer, o lado físico, a parte visível das coisas que estavam acontecendo”, padre Justin explica,

“Mas para mim havia também um lado espiritual. Eu rezei três vezes o rosário durante as quatro horas da viagem”.

Ele rezou para que tudo corresse bem no difícil percurso, para que conseguissem chegar bem e para que a jovem pudesse ter seu filho, ambos com saúde.

Disse o padre Justin: “Eu recorri a Maria e pedi a ela para que intercedesse por nós, junto ao seu Filho, o Senhor da Vida”.

Finalmente, e sem maiores problemas, eles conseguiram chegar em Mbala, no extremo sul do lago Tanganica, na fronteira com a Tanzânia.

Era uma pequena cidade com uma população de aproximadamente 20 mil pessoas. Padre Justin parou o carro na porta do hospital, e imediatamente a jovem grávida foi levada de maca para a maternidade.

Três semanas depois, o padre estava novamente em St. Kalolo’s, acompanhando a entrega do material de construção para uma grande igreja – um projeto ajudado pela AIS – foi então procurar o lugar onde o jovem casal vivia.

Voltou até aquele vilarejo, e não demorou a encontrar a jovem.

Ela o reconheceu imediatamente, e o apresentou a todos que ali estavam:

“Este é o ‘padre’ Justin, quem me levou ao hospital”.

Agora a jovem descobriu que o seu salvador era um padre católico. Ela mostrou seu filho, um menino com boa saúde, nascido por cesaria. Padre Justin relatou: “Os pais lhe deram o nome de Sinyangwe, e sua avó tinha escolhido um segundo nome para ele, Justin.

E assim, com o consentimento dos jovens pais, eu acrescentei a inicial “M” ao nome do pequeno Justin, M. de “Maria”, em ação de graças pela intercessão da Mãe de Jesus, que é nossa Mãe também”.

Texto extraido do site www.ais.org.br

Ajuda à Igreja que Sofre

Menestrel do Amor
Enviado por Menestrel do Amor em 15/02/2009
Reeditado em 15/02/2009
Código do texto: T1441036