O AMOR EXPOSTO

Toda luz resplandece. Ninguém esconde seu próprio brilho.

O Sol faz o dia com ou sem neblina ou nuvens.

Quem esconde o próprio Amor terá de jogá-lo bem no fundo de si.

Mas aí ele penetrará em todos os órgãos e vazará como choro, poesia, gesto, olhar...

Simbolicamente ele se manifestará e será decifrado pela pessoa amada. Quer queira, quer não saiba que quer.

Quem expõe o próprio Amor evita atalhos que machucam, evita códigos que atrasam.

Quem expõe o próprio Amor conhece primeiro a mais linda lição do Ser no Universo, enxerga primeiro a mais linda expressão, ouve primeiro as mais lindas manifestações.

Deise, quando nos conhecemos numa manhã ensolarada de um sábado qualquer de junho,teus olhos eram o oráculo que disseram que havia algo premeditado naquele encontro.

Na primeira vez não nos falamos.

Na segunda a força foi maior.

Até que a grande espera levou a uma procura esperançosa e naquele 8 de julho nós deciframos pelos lábios o enigma do olhar.

Depois, como crianças encantadas, vivemos as cores do arco-íris.

Até que, como todo encanto, nos desiludimos um pouco. Um passo foi dado sem antes nos libertarmos de coisas passadas.

Uma rápida separação.

Suficiente para vermos como essas coisas passadas eram bobas.

E voltamos...

O ciclo das coisas que nos aparecem abalam o que somos até que vermos que o que somos deve crescer.

E quanto mais expusermos nosso Amor com críticas, cobranças, compreensão; expondo nossas dúvidas e medos, mais decifraremos enigmas, mais nos encantaremos com a realidade e veremos que a realidade do encanto é mais natural do que pensamos, que o encanto não é arco-íris, nem pôr-do-sol, nem música linda.

O encanto é descobrirmos que este ser lindo que expomos com Amor, um para o outro, somos nós mesmos. É o que somos.

Amar é descobrir como somos lindos e podemos dar esta beleza para o outro.

Nós chegamos agora num ponto assim.

Será "eterno enquanto durar", enquanto existirem novidades, enigmas no olhar.

Se a fonte esgotar nos separaremos,

já bem mais a frente na estrada do que quando nos conhecemos.

Por isso, te amo.

São José dos Campos, 23 de agosto de 1983

(prefácio do livreto POESIAS DE UM AMOR EXPOSTO)

E estamos juntos desde 08 de julho de 1983... data do nosso namoro.