Amor versus Paixão

Amor versus Paixão

Existem várias teorias sobre o que é amor e o que é paixão. Mas o que eu quero apresentar não é mais uma teoria e sim a verdade. Dizem que a mentira tem um fundo de verdade, e se até a mentira tem um “fundo de verdade” com certeza a verdade é a maior parte de um todo.Se procurarmos sobre esse assunto diferentes pontos de vista, poderemos ver muitas coisas em comum.

A maior parte do problema com esse assunto é a má interpretação do que é o Amor. Muitas vezes nós (todos nós) tomamos decisões precipitadas no que se diz ser Amor verdadeiro, e tiramos conclusões precipitadas sobre o que estamos sentindo. E nesses momentos podemos confundir algum sentimento qualquer como se fosse “Amor”.

Pra começar, Amor é mais do que um sentimento! Amor é um principio! Ele é regido por valores fixos que não mudam, nem sofre variações facilmente, não é igual a paixão que uma hora você “ama” muito e em outra você nem sabe. O Amor precisa de tempo pra se formar e também pra se acabar, você não ama de uma hora pra outra e nem deixa de amar tão facilmente. Amor é uma plantinha que precisa ser regada e bem cuidada para que ela possa crescer, pense só, quanto tempo demora, para que uma planta cresça? E ela depois de grande, o quanto é difícil para que ela morra?

O Amor é algo equilibrado, nós o controlamos, não é ele quem nós controla, eu não estou falando no controle de saber quando ele vai começar ou quando vai acabar, estou falando na liberdade de que a pessoa que ama ter de tomar decisões sem ter que depender de qualquer outra coisa, você controla suas decisões. Lembra da plantinha? A planta não é um animal selvagem que precisa ser domado, ela é somente um vegetal que nós podemos decidir o que fazer com ela sem ela nos interferir, agora tente fazer o que você quiser com uma fera pra ver o que acontece?

Com o Amor você cresce, ele te dá o meio pra que você cresça, você mais recebe do que investe ou gasta, na paixão é bem diferente porque nela você não tem liberdade de escolha, você é simplesmente um escravo, que além de não ganhar nada tem dar tudo o que tem. Quando você ama de verdade você tem vontade de estudar mais, trabalhar mais, vontade dar o seu melhor em tudo o que vai fazer, porque você tem certeza de não vai ser em vão. E será que com a plantinha também é assim? É só olhar na sua cidade, quantos mercados da economia trabalha com plantas e quantos trabalham com animais ferozes? Do mesmo jeito que você tem certeza de que a planta vai dar o fruto, você tem certeza de que o Amor vai te trazer lucros e não prejuízos.

A Paixão, meus queridos leitores, é uma doença! E quem pegar essa doença vai ficar viciado no remédio mais falso do mundo, a pessoa por quem se está “apaixonado (a)”. No Brasil 20% dos remédios são falsos, não passam de amido, farinha e água, só que o pior da falsificação não é isso, o pior são os remédios com drogas pesadas em suas composições, e isso faz com que as pessoas fiquem viciadas em remédios. Trazendo isso para o nosso tema, vemos que a paixão é uma doença que precisa de remédio, e que o doente está viciado no remédio falso, mas aonde que essa pessoa consegue esse remédio? Isso é fácil, é “ela” mesmo quem o fabrica.

James Taylor
Enviado por James Taylor em 16/09/2009
Código do texto: T1814087